A Arquidiocese de Olinda e Recife convocou para reunião, nesta sexta-feira (30), no auditório da Cúria Metropolitana, os representantes dos projetos selecionados para receberem recursos do Fundo de Solidariedade Arquidiocesano, constituído a partir da coleta específica da Campanha da Fraternidade 2023. Ao todo, serão distribuídos 50 mil reais entre os nove projetos selecionados pelo Conselho Gestor do Fundo de Solidariedade, propostos através de publicação de edital.

Na reunião, os responsáveis pelos projetos ouviram as orientações do coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Charles Araújo; do coordenador de Campanhas da Arquidiocese, padre Edson André Ramos; e da secretária das Pastorais Socias da Arquidiocese, Vívian Santana. O padre Charles falou sobre a importância desse encontro para o bom andamento dos projetos: “Todos precisam saber quais os passos a seguir a partir de agora, como cada projeto poderá receber os recursos, como esses recursos devem ser empregados e, inclusive, como deve ser feita a prestação de contas”, explicou. “Teremos também, como conselho gestor, que acompanhar os projetos e cobrar relatórios para avaliar o uso correto dos recursos e a eficácia dos projetos junto às pessoas atendidas”, comentou.

O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e os Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS) nasceram a partir da reflexão e da constatação das dificuldades enfrentadas pelos grupos comunitários para obtenção de financiamentos para seus empreendimentos locais, baseados em suas necessidades, práticas e culturas.

Dentre os projetos contemplados pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade está o Projeto Fortalecer e Organizar, proposto pela Pastoral do Povo de Rua de Olinda, que vai oferecer formação e capacitação das lideranças da população em situação de rua na cidade. “Foi uma grande alegria, a gente vibrou quando recebeu o comunicado da aprovação do projeto, porque a Pastoral não tem recurso próprio”, disse Carolina Andrade, coordenadora da Pastoral. “Quando a Igreja Católica proporciona esse recurso, a gente consegue realizar os projetos para o bem dessa população que já é excluída de tudo. É a segunda vez que recebemos esta ajuda tão importante e, com a graça de Deus, a gente vai conseguindo enfrentar os desafios e trabalhar. Queremos que nossos irmãos de rua sejam líderes na luta por seus direitos, sejam protagonistas de suas histórias, porque a Pastoral de Rua é apenas um apoio. Com nossa ajuda, eles vão se sentir fortalecidos para buscarem seus direitos dentro do município ou em qualquer outro lugar”, explicou Carolina.

O setor administrativo-financeiro da Arquidiocese também esteve presente na reunião, para tirar dúvidas com relação a compra de material para oficinas, remuneração de facilitadores e pagamentos de impostos. “Estaremos à disposição dos projetos para que tudo ocorra com responsabilidade e transparência, evitando problemas e irregularidades”, comentou o gestor administrativo Lauro Lessa.

Com a assinatura dos contratos, no dia de hoje, os recursos serão disponibilizados imediatamente para os responsáveis. Alguns projetos serão realizados até dezembro e outros até agosto do próximo ano, conforme foram concebidos. Praticamente, todos os projetos enviados para a Arquidiocese foram aprovados, contemplando ações sociais para municípios de Recife, Olinda, Itamaracá, Primavera, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

Conheça a lista dos projetos contemplados com recursos do Fundo Arquidiocesanos de Solidariedade – Campanha da Fraternidade 2023:

  1. Projeto Alimentando a Esperança – Fazenda da Esperança Pe. Antônio Henrique Pereira Neto – Vicariato Jaboatão
  2. Projeto Verde Vida: Florescendo Sustentabilidade da Ilha – Cáritas de Nossa Senhora do Pilar – Itamaracá
  3. Projeto Mãos que se unem – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Morro da Conceição – Recife
  4. Projeto de Acolhimento na Fazenda da Esperança Feminina – Primavera – Vicariato Cabo
  5. Projeto Dai-lhes vós mesmos de comer – Paróquia São José de Casa Caiada – Olinda
  6. Projeto de Assistência Integral para Moradores do Aterro Sanitário de Aguazinha – Paróquia de São Benedito – Olinda
  7. Projeto Fortalecer e Organizar: formação e capacitação das lideranças da População em Situação de Rua – Olinda
  8. Projeto A Arte resgatando a Cidadania – Além do Pão – Paróquia do Santíssimo Sacramento – Convento de Santo Antônio
  9. Projeto Solidariedade Confeiteira – Pia Sociedade de Pe. Nicola Mazza, Casa Meloto – Olinda

O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) é um instrumento fomentador de gestos e ações concretas relacionadas a temáticas refletivas dentro da Campanha da Fraternidade. Os recursos podem ser pleiteados, via edital, por projetos sociais promovidos pelas paróquias, pastorais, movimentos, organismos e grupos dentro do território arquidiocesano de Olinda e Recife.

Pascom AOR