Depois do desabamento, em 30 de agosto deste ano, da coberta do santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Recife, a comunidade celebra um ato importante: a assinatura, nesta quinta-feira, 26 de setembro, de um termo de fomento entre governo do estado e Arquidiocese de Olinda e Recife para as obras de reconstrução do templo. Com a remoção dos entulhos e a aprovação do projeto com reforço na estrutura do telhado, o padre Emerson Borges, que é reitor do santuário, disse que a reconstrução vai além da estrutura física. “Nós vamos reconstruir a força, a fé, a esperança da comunidade, tornando este lugar o que sempre foi: um lugar de oração, de encontro com Deus e com a Imaculada Conceição.”.
O termo de fomento garante recursos na ordem de um milhão e meio de reais, que serão administrados pela Arquidiocese conforme regulamentação publicada no site arquidioceseolindarecife.org. Segundo o padre Marcelo Marques Júnior, ecônomo da Cúria, compra de materiais e contratação de serviços serão feitos e acompanhados de perto. “No site da Arquidiocese, inclusive, teremos uma página para divulgar o que foi comprado, o serviço que já foi feito, como numa prestação de contas disponível para toda a população”, explicou.
A limpeza da área e o projeto da reconstrução foram feitos em menos de um mês. A previsão é de que o santuário seja devolvido à comunidade até o dia 2 de dezembro, a tempo de celebrar a festa da padroeira. “O time todo do Governo de Pernambuco trabalhou de forma exaustiva, junto à Igreja”, comentou a governadora Raquel Lyra. “Vamos acompanhar a reforma, a restauração, e garantir que, com segurança, a população possa voltar à igreja e esteja aqui nas festividades (da padroeira)”.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, lembrou que é importante que a comunidade participe do processo de reconstrução, abraçando a campanha Estenda a Mão ao Morro da Conceição. “O título da campanha foi uma inspiração que tive, ali, diante dos destroços, durante a missa celebrada no dia seguinte à tragédia. Sou profundamente grato ao Governo do Estado pela ajuda na reconstrução, mas entendo que a comunidade precisa e quer ajudar de alguma maneira. Então, a campanha ‘Estenda a sua mão ao Morro da Conceição’ é uma forma de dizer que somos comunidade, que nos importamos, que fazemos parte deste lugar, somos filhos da Imaculada”, afirmou dom Paulo.
Para doar, os interessados devem acessar o site doe.santuariomorrodaconceicao.com.br. As doações podem ser feitas via pix, boleto ou cartão de crédito, em valores diversos.
Pascom AOR