“Ela fica na Praça do Rosário: 70 anos de história e devoção”. Essse é o título do documentário que conta a história dos 70 anos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro. O documentário é contemplado na Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura para o segmento audiovisual.
O filme documentário “Ela fica na Praça do Rosário”, que tem direção dos jornalistas Gustavo Delfino e José Cavalcanti e produção do estudante de jornalismo, Vidal Júnior, está sendo produzindo desde janeiro e terá sua primeira exibição no dia 05 de outubro, no Cineteatro Samuel Campelo, no Centro de Jaboatão.
“Esse filme é fruto de muita pesquisa e aprofundamento na história. Com ajuda de muita gente e também do acervo do Instituto Histórico de Jaboatão, conseguimos encontrar muitas fotos da época, recortes de jornais que nos ajudaram a entender esse linha do tempo. Sem dúvida, as paredes da Igreja do Rosário guardam histórias surpreendentes e temos a alegria de documentar em um filme para que todos a conheçam”, relatou Delfino.
O curta conta a história desde a criação da comissão criada pelo Padre Chromácio Leão para a construção da Igreja, no ano de 1930, após a demolição da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, que ficava no arrumado de Santo Amaro. Foram 25 anos em obra até a sua inauguração, em 1954.
São relatos de quem viveu e acompanhou essas 7 décadas, além de muitos testemunhos de devotos que alcançaram graças pela intercessão da Virgem do Rosário.
Além dos muitos fiéis que dão vozes a essa rica história, participam do documentário o bispo emérito, dom Fernando Saburido, o padre Damião Silva e o primeiro pároco da Igreja, padre Kaio Cavalcanti.
Os ingressos ainda estão disponíveis na secretaria da Igreja.
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Av. Barão de Lucena S/N (Praça Nossa Senhora do Rosário) Jaboatão Centro.
Fonte: Divulgação