Na noite desta segunda-feira (07), as forças missionárias presentes nos vicariatos e paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram de um encontro com a direção das Pontifícias Obras Missionárias (POM), no auditório da Igreja da Soledade, na Boa Vista, em Recife. A direção das POM falou sobre a missão de cada obra missionária na Igreja, como parte da vivência do mês missionário, comemorado em outubro. Este ano, o tema proposto para reflexão é “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”. O lema, escolhido pelo Papa Francisco, é “Ide, convidai a todos para o banquete”, com inspiração no texto de Mateus 22,9.

A secretária nacional da IAM, Ir. Antônia Vânia de Sousa, apresentou a história e carisma da Obra. O secretário da Pontifícia Obra de Propagação da Fé (POPF), padre Genilson Sousa, falou sobre a missão da Juventude Missionária e de seu protagonismo na Igreja. O secretário da Pontifícia União Missionária (PUM), padre Rafael Lopez, abordou sobre a importância da missão na vida da Igreja. Após a exposição de cada palestrante, foi aberta uma sessão para perguntas, seguida de um momento de animação missionária.

O presidente da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI), padre Edicarlos Alves, agradeceu a todos pela participação e falou da importância do espírito missionário para cada cristão na Igreja. “Foi um momento de profunda alegria e comunhão”, comentou o padre. “Que bonito percebermos e experimentarmos, uma vez mais, que a missão nasce do amor da Santíssima Trindade, que nos envolve e nos faz participar da vida em Deus, que nos ama, chama e envia. Saímos daqui revitalizados e fortalecidos na fé e no ardor missionário”, completou.

Em 2025, a Arquidiocese vai acolher o “Missão sem fronteiras”, que é uma iniciativa da Juventude Missionária realizada, anualmente, no período das férias, que visa fortalecer o vínculo e a interação entre os jovens de todo o Brasil. Para essa experiência, escolhe-se uma realidade do país onde os jovens possam realizar visitas, formações e oficinas missionárias.

Fundo Mundial de Solidariedade

O Mês Missionário é vivido por toda a Igreja, enfatizando a solidariedade e a importância de se olhar para as realidades sociais do Brasil e do mundo. No Dia Mundial das Missões, celebrado em todas as comunidades nos dias 19 e 20 de outubro, as doações arrecadas durante a coleta das missas são enviadas para o Fundo Mundial de Solidariedade em Roma, forma concreta da Igreja colaborar com mais de 1.118 dioceses que necessitam de recursos financeiros para seus projetos de evangelização, educação, saúde, desenvolvimento comunitário e assistência social.

Pascom AOR