O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2) realizou, entre os dias 1º e 3 de outubro, a sua 59ª Assembleia Pastoral Regional, em Lagoa Seca (PB). Nesta semana, foi divulgado o documento com as Proposições para a vivência da espiritualidade de comunhão no contexto do Regional e das Igrejas particulares. Esse material está disponível para download.

Dividido em “Elementos transversais” e “Elementos programáticos”, o subsídio aponta sete sugestões em cada um dos eixos para inspirar a caminhada pastoral das 21 dioceses presentes nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Essa estrutura do documento parte de um texto bíblico inspirador e está em consonância com o tema refletido durante a assembleia do início deste mês: “Por uma espiritualidade de comunhão na práxis evangelizadora”.

Entre as propostas de agir pastoral para o Regional Nordeste 2 estão a valorização da religiosidade popular, a reafirmação da Eucaristia como sacramento do encontro, a consolidação da pastoral orgânica e a opção pela metodologia da “conversação no Espírito” como prática habitual nas Igrejas particulares.

A equipe responsável pela organização da 59ª Assembleia Pastoral Regional também disponibilizou o material de apoio utilizado pelo assessor convidado do encontro, padre Marcial Maçaneiro, pós-doutor em Teologia, perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB e do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi. O conteúdo serviu como base para as quatro conferências ministradas pelo sacerdote nos dias 2 e 3.

Clique e baixe o material de apoio das conferências

Com informações da CNBB NE 2