O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 9 de abril, dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos novo bispo da diocese de Cajazeiras, na Paraíba. A Diocese estava vacante desde o dia 17 de fevereiro deste ano, com a posse de dom Francisco de Sales como Bispo Diocesano de Santa Luzia de Mossoró (RN). A nomeação de dom Francisco Gabriel traz o prelado de volta a sua terra natal: ele é paraibano de Esperança, cidade que fica a cerca de 300 quilômetros de Cajazeiras.

À frente do governo pastoral da diocese de Campo Maior, no Piauí, dom Francisco Gabriel era  vice-presidente do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4). Na nova diocese, fará parte do Regional Nordeste 2, onde exerceu seu ministério presbiteral até 2017 – como vice provincial dos Redentoristas em Recife e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE) – quando foi eleito bispo.

Sobre a nomeação, o o bispo diz, em sua mensagem ao povo da Diocese de Cajazeiras: “Abraço esta nova missão, como sucessor dos apóstolos, com obediência filial ao Santo Padre e esperança na Providência Divina, colocando-me à disposição para conhecer, amar e servir à Diocese de Cajazeiras que celebra 110 anos de sua instalação canônica”.

A Presidência da CNBB enviou saudação a dom Francisco Gabriel pela nova missão, assim como o Regional Nordeste 2 da CNBB (ver abaixo). A mensagem do novo bispo a seus novos diocesanos também está copiada abaixo.

Informações biográficas

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos retornará ao seu estado natal com a nova missão. Ele é paraibano, natural da cidade de Esperança, nascido em 5 de fevereiro de 1968.

Religioso da Congregação do Santíssimo Redentor, os Missionários Redentoristas, formou-se em Filosofia pelo Instituto Teológico e Pastoral, em 1994, e em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo, com diploma pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma, em 1999. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em sua terra natal, no dia 22 de julho de 2000.

Em 2010, concluiu o curso de Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, chegando a produzir programas de rádio, entre eles, o “Caminhos da Fé”, da Rádio Olinda (PE), e a publicação “Dom Helder Abrindo Caminhos”.

Em 2017, atuando como vice provincial dos Redentoristas em Recife e pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE), foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da diocese de Campo Maior, no dia 21 de junho.

Dom Francisco é vice-presidente do Regional Nordeste 4 desde 2019.

MENSAGEM DA CNBB

Saudação a Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos

Estimado irmão,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. Unimo-nos ao amado povo de Deus dessa Igreja Particular que agora recebe o esperado Pastor para guiar o rebanho neste caminho de peregrinos.

Agradecidos por sua generosidade e cheios de esperança, confiamos esta nova etapa de seu ministério ao cuidado materno de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Diocese de Cajazeiras. Que a Mãe da Piedade o ampare e o inspire, tornando-o sempre mais semelhante ao Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas.

Em Cristo,

Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

MENSAGEM DO REGIONAL NE2

Unimo-nos neste dia à Igreja particular de Cajazeiras em festa pela nomeação de seu novo Bispo, enquanto acolhemos em nosso Regional NE2, o nosso irmão no episcopado, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR, e manifestamos a nossa alegria em tê-lo entre nós, como mais um irmão de caminhada.

Juntos queremos compartilhar consigo, caríssimo irmão, um sólido caminho de comunhão, colaboração e construção de processos eclesiais, um itinerário de fraternidade, trilhado em espírito sinodal e alicerçado na vivência e cultivo de um sincero afeto colegial, notas caraterísticas da caminhada do nosso Regional NE2, que há 60 anos busca animar as nossas Igrejas particulares, tendo em vista o bem da missão evangelizadora.

A Diocese de Cajazeiras, que lhe acolhe com alegria, há 110 anos, tem sido um farol de esperança para tantos fieis que buscam o Senhor de coração sincero e uma “estrela que brilha sertaneja”, anunciando e testemunhando o Evangelho, junto ao povo do Alto Sertão da Paraíba. Que Virgem Mãe e Senhora da Piedade lhe acolha em seu regaço materno e interceda junto ao seu Filho pela sua nova missão, e que seu exemplo de serviço humilde e abertura à ação sempre nova do Espírito lhe inspire em cada passo do seu pastoreio.

Desejamos-lhe um fecundo pastoreio. Bem-vindo, caríssimo Irmão!

Dom Francisco de Sales Alencar Batista, O. Carm
Bispo de Mossoró (RN)
Presidente do Regional NE 2

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Petrolina (PE)
Vice-presidente do Regional NE 2

Dom José Luiz Ferreira Salles, CSsR
Bispo de Pesqueira (PE)
Secretário Regional NE 2

MENSAGEM DE DOM FRANCISCO GABRIEL À DIOCESE DE CAJAZEIRAS

Saudação

Dirigindo-me ao Administrador diocesano, Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, saúdo fraternalmente a todo o clero de Cajazeiras, aos religiosos e religiosas, aos seminaristas, aos leigos e leigas, discípulos missionários nas diversas pastorais, movimentos eclesiais e serviços, às autoridades municipais, aos homens e mulheres de boa vontade.

Paz e Bem no Santíssimo Redentor!

A Nunciatura Apostólica do Brasil comunicou a todos nesta manhã de quarta-feira, dia 09 de abril de 2025, que o Papa Francisco achou por bem me nomear bispo desta igreja diocesana de Cajazeiras, no Estado da Paraíba, me transferindo da Diocese de Santo Antônio de Campo Maior, Estado do Piauí. Abraço esta nova missão, como sucessor dos apóstolos, com obediência filial ao Santo Padre e esperança na Providência Divina, colocando-me à disposição para conhecer, amar e servir à Diocese de Cajazeiras que celebra 110 anos de sua instalação canônica.

Aceito esta missão como pastor diocesano, sabendo que sou “instrumento limitado” nesta obra do Senhor. Trabalharemos para que a Diocese continue sendo de “comunhão, participação e missão” e Igreja em permanente saída missionária, “acolhedora e samaritana”.

Como 9° Bispo quero conhecer a história eclesial e as iniciativas pastorais que consolidaram esta igreja diocesana no sertão paraibano, a vida e a missão dos dedicados pastores que me precederam, o dinamismo pastoral dos inúmeros evangelizadores (padres e leigos, religiosos e religiosas) e os organismos diocesanos que atuam para que a diocese cumpra sua missão evangelizadora. Desde a minha nomeação e hoje feito o anúncio, coloco a diocese em minhas orações, bem como peço a Graça de Deus para ser pastor a exemplo do Bom Pastor, Jesus Cristo, que veio para servir. A exemplo de Santo Afonso Maria de Ligório, junto a todos os presbíteros e evangelizadores religiosos e leigos, quero fazer o anúncio da Palavra da Salvação, empenhando meus dias pela Copiosa Redenção na esperança de vida plena para todos, a começar pelos mais necessitados, os prediletos de Deus.

Ao chegar a Cajazeiras e assumir o pastoreio da Diocese, oferecerei meu ministério episcopal nas terras paraibanas, pelo bem da Igreja, na instrução da fé, compartilhando com o clero os anseios de todo o povo. Como missionário “sou chamado a ser testemunha do Redentor e profeta da redenção abundante que Deus oferece ao mundo”.

“Peregrinos de Esperança, pois ela não decepciona” (cf. Rm 5,5), sigo confiante, pois bem sei que conto com a oração dos fiéis e a proximidade cooperativa do clero. Sigo motivado pelo ardor missionário que brota do Evangelho. Ainda sabendo que “sou convidado a olhar sempre para o oriente, de onde nasce o Sol da justiça e a Luz que se levanta sobre nós.” (Origenes, presbítero).

Que interceda por nós, a Santa Mãe de Deus, Maria Santíssima, no título da padroeira de Cajazeiras, Nossa Senhora da Piedade.

“Fazei, Senhor, a vossa Igreja caminhar segundo a vossa vontade sem que jamais lhe faltem neste mundo os auxílios que necessita.” (Laudes)

Campo Maior-PI, 09 de abril de 2025. Memória de São Libório, bispo de Le Mans.
Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSSR