Noite de festa em Vitória de Santo Antão, município localizado a 50 quilômetros do Recife. Nesta segunda-feira (06), cerca de 200 sacerdotes e vinte bispos participaram da celebração eucarística na qual foi ordenado bispo o monsenhor Josivaldo Bezerra. Ele, que era vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, vai exercer o múnus episcopal como bispo auxiliar em sua própria Arquidiocese.
Na praça em frente à matriz de Santo Antão, milhares de fiéis testemunharam o momento histórico. Autoridades civis, como a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, acompanharam o rito solene presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Jackson. O arcebispo emérito dom Fernando Saburido, e o secretário geral da CNBB e bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, foram os bispos co-ordenantes.
Na homilia, dirigindo-se ao bispo que estava ordenando, dom Paulo Jackson afirmou que “o segredo do nosso ministério não está num poder que vem de fora, ou somente da bula que o papa envia, ou na capacidade de falar e de possuir uma cátedra. O segredo de nosso ministério está na resposta de Maria, que você escolheu como lema: “Secundum verbum tuum” (Segundo Tua Palavra). O arcebispo finalizou suas palavras apontando o exemplo de bispos santos – como dom Expedito Lopes, dom Hélder Câmara e dom Vital – como inspiração no exercício do ministério episcopal de Dom Josivaldo.
O povo esperava este dia desde o anúncio da nomeação, em 8 de novembro passado, feito pela Nunciatura Apostólica. O bispo auxiliar foi pároco na Paróquia de Santo Antão e a novidade de uma ordenação episcopal, com as riquezas do rito solene, atraiu pessoas de outras paróquias e cidades próximas. A imposição das mãos e a entrega de anel, mitra e báculo, fizeram a alegria do povo: um filho do clero de Olinda e Recife foi ordenado bispo para auxiliar no governo do arcebispo.
Ao final da ordenação, dom Josivaldo Bezerra ouviu mensagens e homenagens das autoridades presentes. Monsenhor Luciano Brito, vigário geral da Arquidiocese, falou em nome do clero, agradecendo sua disponibilidade e desejando ao novo bispo um governo sábio e profícuo. Dom Josivaldo preside sua primeira missa como bispo auxiliar hoje (7) à noite, na cidade onde nasceu: Gravatá, na vizinha diocese de Caruaru.
Pascom AOR