Na tarde de ontem, 04/03, o
Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido participou de Reunião
Soleneno Plenário da Câmara dos Vereadores do Recife sobre a Campanha
da Fraternidade 2020. A proposta da Reunião Solene foi iniciativa do vereador
Aerto Luna, que a exemplo de anos anteriores, vêm apresentando as Campanhas da
Fraternidade para reflexão entre os vereadores. Neste ano, a CF2020 traz como
tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, e o lema “Viu,
sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”, envolvendo todos na parábola do Bom Samaritano e no exemplo de vida de
Santa Dulce dos Pobres, que evidenciam a compaixão e a solidariedade.
Sob a coordenação do presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Marques, a reunião solene reuniu dezenas de membros de ONG’s, de pastorais, de comunidades e de paróquias da Arquidiocese. A mesa das autoridades foi composta pelo arcebispo metropolitano, pelo vereador Aerto Luna, pela coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Saúde, Joselma Maria, pelo padre Fábio Santos, que no ato representou a Comissão Arquidiocesana de pastoral para a Ação Social Transformadora e pela presidente do Instituto de Assistência Social Dom Campelo (Iasdoc), irmã Francisca Graças de Jesus, que na reunião representou todas as religiosas do Brasil.
Em seu discurso de saudação, o vereador Aerto Luna destacou a importância de a sociedade se engajar na discussão da Campanha da Fraternidade para promover as transformações sociais e comunitárias na cidade. “Dom Fernando nos ensina que a Campanha contém três partes. A primeira é ‘o olhar’ sobre a realidade. O tipo de olhar que descuida da vida das pessoas é o responsável pela situação que vemos em nossa cidade, a desigualdade social, que gera injustiças, a violência, o assassinato de tantas mulheres, jovens negros entre outros”, observou. O vereador ressaltou também que devemos levar até as últimas consequências as iniciativas que mudem este cenário de dor. Graças a Deus já há uma rede de solidariedade com esse propósito”. Ele citou como exemplo de solidariedade os grupos que saem às ruas para distribuir sopa, além de levar a Palavra de Deus e o calor humano aos mais carentes, como a Pastoral do Povo de Rua, da Arquidiocese, e a futura Casa da Pão, legado a ser deixado pelo XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN2020) aos moradores em situação de rua do Recife. No âmbito do poder público, Aerto Luna esclareceu que o prefeito Geraldo Julio também vem oferecendo serviços e políticas voltadas à população de rua, como o CREAS POP.
O vídeo oficial da CF2020 elaborado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi exibido no plenário, apresentando o Hino da Campanha. apresentado no plenário com imagens que se inseriam dentro do lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
Após a exibição do vídeo, o arcebispo discursou. Segundo ele, a Campanha da Fraternidade de 2020 traz um tema muito prático, que é a necessidade de ajudar as pessoas, sobretudo as que estão precisando de assistência à saúde. Dom Fernando observou que há mais de cinco décadas a Campanha da Fraternidade anuncia a importância de não se separar conversão e serviço à sociedade e do mundo. O Metropolita concluiu sua fala lembrando que o tema da Campanha da Fraternidade se alinha com o legado do XVIII CE2020, que pretende aliviar o sofrimento dos irmãos marginalizados.
(Pascom AOR)