O Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, anunciou hoje, depois de combinar com dom Marcos Ferreira do Carmo, reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres, alteração na programação das homenagens a Nossa Senhora no próximo dia 20 de abril, segunda-feira, em Jaboatão dos Guararapes. Apenas um dia depois de divulgada a programação, que incluía Missa no Santuário do Monte Guararapes e saída da imagem, em carro aberto, pelas principais vias da cidade, os planos foram alterados. “Começaram a chegar notícias de que haveria risco de aglomeração, devido à popularidade da devoção a Nossa Senhora dos Prazeres”, disse o arcebispo, “e isso seria desastroso, em tempo de afastamento social e quarentena”. Levando isso em consideração, a procissão com a imagem da santa foi cancelada.
Todos os anos, milhares de pessoas participam da procissão, com carro de som, batedores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e bandeiras dos movimentos e associações católicas do município. Romeiros e fiéis, famílias e pagadores de promessa acompanham a imagem de Nossa Senhora, cantando e rezando.
Para dom Fernando, a tradição de 363 anos de festa fala muito alto, e a decisão para o cancelamento da procissão foi dolorida. “Era nosso desejo que as pessoas pudessem expressar seu amor a Nossa Senhora na procissão, jogando flores, rezando diante da imagem, mas não será possível nesse momento”, afirmou.
Pelas redes sociais, no entanto, os fiéis poderão acompanhar a Santa Missa que será celebrada a portas fechadas no Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres. O arcebispo vai presidir a celebração às 16 horas desta segunda-feira (20/04), ao lado do bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Limacêdo Antonio; do abade do Mosteiro de São Bento, dom Luiz Pedro; do reitor do Santuário, dom Marcos Ferreira, e do administrador paroquial de Nossa Senhora do Rosário, de Novo Guararapes, padre Ivanilson Araújo.
Após a missa, haverá um momento mariano que promete alegrar e agradar os fiéis, com o canto da ladainha a Nossa Senhora e o hino da padroeira. “Participem de suas casas, pela TV, computador ou celular, mas não deixem de expressar seu amor e gratidão a Maria Santíssima, nossa mãe, para que ela continue intercedendo por nós a seu Filho Jesus, sobretudo pela superação dessa pandemia”, pediu. “Mais adiante, em tempo oportuno, faremos a festa como Nossa Senhora merece”, concluiu o arcebispo.
A missa será transmitida pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora do Rosário:
Instagram: Paroquia_rosarioguararapes
Instagram: Pascom_prazeres
YouTube: Rosário Guararapes
Facebook: Rosário Guararapes
Pascom AOR