Ainda comemorando os dois anos da inauguração, completados no último dia 15 de novembro, a Casa do Pão, no bairro de Santo Antônio, em Recife, promoveu neste domingo (17) um café-da-manhã especial para a população em situação de rua, como encerramento da Jornada Mundial dos Pobres proposta pelo Papa Francisco. Logo cedo, voluntários estavam às voltas com a organização para receber os 300 convidados que vivem nos arredores da Instituição. O café-da-manhã foi a culminância de uma semana inteira de ações festivas promovidas pelas pastorais sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife para vivência da Jornada. O padre Edson André Ramos, que coordena as pastorais sociais, e o diácono Aerton Carvalho, gestor da Casa do Pão, deram as diretrizes para que tudo ocorresse com organização e eficiência. A oração e a música juntaram-se a um cardápio caprichado, do jeito que o nordestino gosta: café e suco servidos com bastante cuscuz, mungunzá, sanduíche e frutas. Famílias inteiras participaram e cada pessoa teve direito, na saída, a um kit de higiene pessoal.

Ali pertinho, no bairro da Boa Vista, onde vivem outros irmãos vulneráveis, mais pessoas aguardavam a refeição, organizada pela Paróquia do Santíssimo Sacramento. Dentro da igreja matriz, o povo participou da missa de abertura da Semana Eucarística da paróquia, que acontece há 63 anos com procissões, catequese e adoração ao Santíssimo. Ao lado do pároco, padre Cícero Alberes, o arcebispo dom Paulo Jackson presidiu a celebração, convidando todos a colocar Jesus no centro de suas vidas.

Dom Paulo Jackson explicou que três elementos foram unidos na liturgia do domingo: à reflexão sobre a escatologia cristã, isto é, sobre o destino último da humanidade, uniram-se a Eucaristia e a Jornada Mundial dos Pobres.  “De fato, olhando para o fim último, essa experiência definitiva, que um dia todos experimentaremos, qualifica o nosso viver hoje para testemunharmos o amor, a comunhão, a bondade, testemunhar a Eucaristia. E testemunhar a Eucaristia, em primeiro lugar, é alimentar-se de Deus, mas não permitir que nenhum filho de Deus passe fome. Quem come o pão eucarístico aprende a partilhar o pão material. Assim, nós queremos antecipar o céu vivendo a Eucaristia, a comunhão e a partilha entre nós, para que o mundo seja melhor, mais bonito, mais parecido com aquilo que está no sonho de Deus”.

A abertura da Semana Eucarística da Igreja do Santíssimo Sacramento da Boa Vista acolheu membros do Apostolado da Oração e de outros movimentos eucarísticos, trazendo o tema “A Eucaristia nos torna peregrinos da esperança”. Após a missa, foi servido almoço para a população que vive nas ruas do entorno.

Conheça a programação da Semana Eucarística:

17/11 – Domingo
09h 30 – Procissão da Rua Velha até a Rua da Matriz
10h – Missa (Dom Paulo Jackson)
12h – Almoço com povo da rua

18/11 -Segunda-feira
09h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento
10h – Adoração
11h – Catequese (Pe. Edicarlos Alves)
12h – Missa (Pe. Edicarlos Alves)

19/11 – Terça-feira
09h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento
10h – Adoração
11h – Catequese (Diácono Sérgio Douets)
12h – Missa (Pe. Renato Matheus Sales)

20/11 – Quarta-feira
09h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento
10h – Adoração
11h – Catequese (Pe. Deonilson Nogueira)
12h – Missa (Pe. Deonilson Nogueira)

21/11 – Quinta-feira
09h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento
10h – Adoração
11h – Catequese (Pe. Damião Silva)
12h – Missa (Pe. Damião Silva)

22/11 – Sexta-feira
09h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento
10h – Adoração
11h – Catequese (Pe. Humberto Castelo Branco)
12h – Missa (Pe. Ivanilson de Araújo)

Pascom AOR