Foram mais de três meses de espera. Depois de nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife em 8 de novembro de 2024 e de ter sido ordenado bispo em 25 de janeiro de 2025, dom Nereudo Freire Henrique chega a Recife para iniciar seu ofício de pastor. O bispo auxiliar vai ser apresentado aos fiéis pelo arcebispo dom Paulo Jackson no próximo domingo, dia 23 de fevereiro, durante missa na igreja da Soledade, no Recife, com presença de representantes de congregações religiosas que participam, neste dia, do Jubileu da Vida Religiosa Consagrada.

A chegada de dom Nereudo vai dar novo fôlego à Arquidiocese, auxiliando o arcebispo em suas funções ordinárias. Ao lado do auxiliar dom Josivaldo Bezerra, nomeado também no ano passado e ordenado no início de janeiro, dom Nereudo vai ser braço forte no governo da Arquidiocese. “Receber um bispo auxiliar como dom Nereudo é graça de Deus”, disse o vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito. “Assim como na CNBB, onde oferece seus talentos na função de ecônomo, ele vem com humildade e presteza para ajudar no pastoreio dessa Arquidiocese de quatro milhões de habitantes. Creio que, com sua especialização em gestão e em teologia sistemático-pastoral, estamos ganhando muito com sua chegada. Louvemos a Deus pela escolha do Papa Francisco, pelo presente que nos foi enviado”, completou monsenhor Luciano.

Jubileu

A apresentação do novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife durante o Jubileu da Vida Religiosa Consagrada mostra a unidade da Igreja, que recebe com alegria mais um pastor. Apesar de cada congregação, ordem ou instituto religioso ter seu superior, todos vivem seus carismas no respeito à autoridade da Igreja local, revelada no arcebispo metropolitano e seus bispos auxiliares. “Apresentar dom Nereudo em meio ao Jubileu da Vida Religiosa Consagrada é sinal de sinodalidade”, afirmou monsenhor Luciano.

Vigários episcopais e boa parte do clero arquidiocesano estarão presentes, concelebrando a Eucaristia. O povo de Deus está convidado a participar da missa: pastorais, movimentos e grupos da Igreja estarão unidos na acolhida do novo bispo auxiliar.

Pascom AOR

Dom Paulo Jackson ladeado por seus dois bispos auxiliares: dom Josivaldo (à esquerda na foto) e dom Nereudo (à direita).