Imagens da celebração de Cinzas de 2019

A abertura da Campanha da Fraternidade 2020 no território da Arquidiocese de Olinda e Recife vai acontecer no Hospital da Restauração, no dia 26/02 (a partir das 13h), data que marca o início da Quaresma e a Celebração Eucarística de Cinzas. Neste ano, CF adota o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, inspirando-se na figura de Santa Dulce dos Pobres, a santa baiana que doou sua vida pelos enfermos pobres e marginalizados. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido vai presidir a Missa de Cinzas às 16h, no auditório do hospital. Após a celebração, o metropolita e o bispo auxiliar, dom Limacêdo Antônio visitarão duas alas do Hospital da Restauração para ministrar o sacramento da Unção dos Enfermos aos pacientes daquela unidade. O Coordenador das Pastorais da Arquidiocese, padre Josenildo Tavares lembra que estão convidados todos os fiéis, clero, religiosos(as), consagrados, leigos e sobretudo agentes das diversas pastorais sociais da Arquidiocese de Olinda e Recife.  

Hospital da Restauração faz a diferença na vida daqueles que precisam de salvamento

O local escolhido para o lançamento da Campanha da Fraternidade e a celebração de Cinzas foi o Hospital da Restauração pelo simbolismo da unidade de saúde para todos os pernambucanos. Convergem para o HR pacientes da capital e do interior do Estado, de todas as classes sociais, pois ser atendido lá faz toda a diferença para quem está lutando entre a vida e a morte. Maior hospital público do Nordeste, “a Restauração”, como é chamado, é referência em emergência médica e salvamento, notadamente nas áreas de neurologia, queimaduras, traumatologia, cirurgia bucomaxilofacial, cirurgia geral, clínica médica e ortopedia. Ou seja, o HR contribui para o salvamento de muitas vidas. E lutar em favor da vida foi o legado da Santa Dulce dos pobres, figura inspiradora da Campanha da Fraternidade de 2020.

A Missa de Cinzas marca começo da Quaresma. O carnaval chega ao fim e, com ele, inicia-se a Quaresma para os católicos, período de 40 dias de preparação que antecede a Páscoa do Senhor. A Quaresma é um tempo de penitência, oração e jejum. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e voltar para Deus. A intenção deste sacramental que marca o início da Quaresma é levar os fiéis ao arrependimento dos pecados, evidenciando que não há porque ter apego a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. A morada definitiva é o céu.


O Vigário Geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito explica um detalhe que escapa à maioria das pessoas. “Tradicionalmente as cinzas usadas na celebração da Missa de Cinzas são geradas a partir da queima dos ramos usados na Missa de Domingo de Ramos do ano anterior. Os ramos são guardados nas paróquias e no ano seguinte são incinerados e as cinzas produzidas são abençoadas durante a Missa e os fiéis recebem as cinzas, impostas em suas cabeças pelos arcebispos, bispos, padres e diáconos. A imposição das cinzas na fronte dos fiéis e clero faz referência à humildade, ao tempo de penitência da Quaresma, lembrando a  fragilidade humana: “O homem vai morrer, porque veio do pó e ao pó da terra voltará” (cf. Gn 3, 19).


Histórico da criação da Campanha da Fraternidade:

No início da década de 60, no Brasil, precisamente em 1961, três padres, responsáveis pela Caritas no Brasil, idealizaram uma campanha, que tinha por objetivo angariar fundos para atividades assistenciais. A esta ideia deram o nome de Campanha da Fraternidade, realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal, capital do Rio Grande do Norte. A repercussão da iniciativa aconteceu rapidamente e, no ano seguinte, 1963, dezesseis dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Apesar de não obterem êxito financeiro, estas campanhas foram embriões para que a Campanha da Fraternidade despertasse interesse em todo o país, de modo que, na Quaresma de 1964, fosse lançada e divulgada pela CNBB a primeira Campanha da Fraternidade de abrangência nacional. Hoje a Campanha da Fraternidade é uma instituição de mais de meio século de história, que muito contribui para a sociedade brasileira. Ela nasceu no contexto do Concílio Vaticano II, que iniciou um tempo de renovação na Igreja, trazendo muitas luzes para todas as realidades da Igreja. O grande objetivo da CF é despertar nas pessoas o senso de Justiça Social, de fraternidade e de amor ao próximo, evidenciando os valores fraternos. Para tal, a cada ano, a Igreja no Brasil escolhe uma temática que ajuda as comunidades e toda a sociedade civil a ampliarem sua reflexão sobre o tema em questão.

Serviço: Lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 e celebração da Missa de Cinzas

Dia: 26/02/2020 (Quarta-feira de Cinzas)

Horário: início às 13h

Local: Auditório do Hospital da Restauração, Graças, Recife.

Endereço: Av. Agamenon Magalhães, s/n, Derby.

Programação:

13h – Acolhida dos participantes

14h – Painel com apresentação sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2020: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”.

15h – Abertura oficial da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Olinda e Recife (coletiva de imprensa)

16h – Concelebração Eucarística de Cinzas, presidida pelo Arcebispo Dom Antônio Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife

(Pascom AOR)