A Comissão Arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (Cmovic) e a Arquidiocese de Olinda e Recife convidam todos a participarem do 24° Dia Mundial da Vida Consagrada, que acontece na Sé de Olinda, dia 02/02/2020 (9h). O Arcebispo da Arquidiocese, Dom Fernando Saburido vai presidir a celebração Eucarística. Neste ano, o tema adotado pelo Cmovic é “Vida Consagrada e a Eucaristia: pão partido para o mundo”, em alusão à realização do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que será sediado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em novembro próximo.

A presidente da Comissão Arquidiocesana para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (Cmovic), irmã Ivonete Kuerten, FSP, explica que o
Dia Mundial da Vida Consagrada foi instituído pelo Papa São João Paulo II, com o objetivo de celebrar a Vida Consagrada no mundo. “O Papa São João Paulo II sempre dizia que a Vida Consagrada profetiza os valores do Reino de Deus no mundo, na sociedade. Neste ano, o Papa Francisco pede às comunidades um empenho grande para celebrar esta data”. A religiosa da congregação das Filhas de São Paulo (Paulinas) que é importante fazer do dia 02 de fevereiro um momento de orações pelas vocações, afim de que Deus envie mais operários para os vários carismas da Igreja e para as missões. A irmã Ivonete reforça o convite a todas as comunidades religiosas que estão no território da Arquidiocese de Olinda e Recife, para que participem da celebração Eucarística em Ação de Graças pela Vida Consagrada.


O Dia Mundial da Vida Consagrada acontece na festa da
Apresentação do Senhor

A Comissão busca promover, despertar, cultivar, animar e acompanhar as vocações e os ministérios ordenados, oferecendo aos batizados condições para a vivência de sua vocação. Estão ligados a Cmovic a Pastoral Vocacional, as congregações religiosas, o Seminário Propedêutico, o Seminário Maior e a Escola Diaconal e Pastoral Presbiteral.

De acordo com o padre Alessandro Corazza, vigário episcopal do Vicariato para a Vida Religiosa e Consagrada da Arquidiocese de Olinda e Recife, a contribuição dos religiosos é importante no andamento de diversos trabalhos pastorais e de evangelização desta Igreja Particular. O vigário episcopal do vicariato pessoal informa números aproximados do ano de 2019, sobre a atuação dos religiosos e religiosas na Arquidiocese de Olinda e Recife.

Congregações e institutos masculinos: 12 em 40 casas, com cerca de 140 padres e 60 religiosos e formandos.

Congregações femininas: 40 em 50 casas, com cerca de 700 religiosas.

Atuação ligadas aos carismas das diversas comunidades:

  1. Colégios
  2. Faculdades e universidades.
  3. Presença em hospitais e na área de saúde, com assistência também aos familiares do interior do Estado.
  4. Projetos sociais em comunidades carentes.
  5. Educação com portadores de necessidades especiais.
  6. Pastoral Carcerária
  7. Pastoral de Rua
  8. Pastoral Litúrgica e Catequética.
  9. Pastoral da Comunicação.
  10. Pastoral da juventude e movimentos com jovens.
  11. Pastoral da Pessoa Idosa e Abrigos.
  12. Apoio a Pastoral paroquial.
Fotos da Romaria Vocacional promovida pela Cmovic em 2018

(Pascom AOR)