A Nunciatura Apostólica anunciou no início de novembro a nomeação, pelo Papa Francisco, do monsenhor Josivaldo José Bezerra como bispo titular de “Patara” e bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. A ordenação episcopal do monsenhor ocorrerá no dia 6 de janeiro de 2025, às 19 horas, na Matriz de Santo Antão, localizada em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Entre os bispos ordenantes estão o arcebispo de Olinda e Recife e 2ª vice-presidente da CNBB dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, que irá presidir a ordenação; o arcebispo emérito dom Antônio Fernando Saburido; e o secretário geral da CNBB dom Ricardo Hoepers, que é arcebispo de Brasília.

A ordenação de Monsenhor Josivaldo é um momento significativo para a Arquidiocese, que ganha mais um pastor para auxiliar na condução dos trabalhos pastorais e administrativos. “Há muitos anos, um sacerdote diocesano, formado e ordenado na Arquidiocese, não era ordenado bispo, o que torna tudo tão mais especial”, comenta o bispo eleito, monsenhor Josivaldo Bezerra. Quanto ao título de monsenhor, ele explica que assim é chamado desde que foi nomeado vigário episcopal, ainda quando dom Fernando instituiu os Vicariatos, no início de seu governo. O título permaneceu no governo de dom Paulo Jackson, que o elevou a Vigário Geral da Arquidiocese, mas a partir do dia seis de janeiro será chamado “dom Josivaldo Bezerra”. “É uma forma de tratamento diferente, mas continuarei, humildemente, servindo à Igreja, de todo coração”, garantiu.

Com o lema episcopal “Secundum Verbum Tuum” (Lc 1,38) — “Segundo a tua palavra”, Monsenhor Josivaldo assume a missão de servir com dedicação, inspirando-se na confiança de Maria ao aceitar o chamado divino. A cerimônia em Vitória de Santo Antão, onde foi pároco, promete ser um momento de grande emoção e espiritualidade, reunindo fiéis, clero e familiares em oração pela nova missão do futuro bispo auxiliar.

Um segundo bispo auxiliar para a AOR foi nomeado também em novembro: o monsenhor Nereudo Freire, da Arquidiocese da Paraíba, foi nomeado bispo titular de “Mopta” e auxiliar de Olinda e Recife. Sua ordenação episcopal ocorrerá em João Pessoa (PB), no dia 25 de janeiro.

Pascom AOR