No final da tarde desta terça-feira, 23 de maio, a Arquidiocese de Olinda e Recife inaugurou mais uma Tenda do Encontro, desta vez na comunidade do Pilar, no bairro do Recife Antigo. O arcebispo dom Fernando Saburido participou da inauguração, dando sua bênção ao projeto iniciado pelo diácono permanente Antônio Sebastião, que já implantou duas outras tendas no Recife: a de Belém, localizada ao lado da Ponte de Limoeiro, no bairro de Santo Amaro, e a de Nazaré, na avenida João de Barros.

A nova Tenda do Encontro ganhou o nome de Betânia, que em hebraico significa “Casa do Pobre”. Era a comunidade do Discípulo Amado onde, segundo o Evangelho narrado por João, moravam Marta, Maria e Lázaro, lugar que Jesus visitava sempre. “Assim, esta Tenda quer ser lugar de acolhimento fraterno, um lugar que Jesus visite sempre, lugar de escuta respeitosa, de partilha e de celebração da fé em Jesus Cristo”, comentou o diácono Antônio.

A benção da Tenda de Betânia contou com a presença da Pastoral da Criança da Comunidade, das integrantes do Projeto Além do Pão e do Frei Roberto Ofm. O diácono Aerton Carvalho, coordenador dos diáconos da Arquidiocese de Olinda e Recife, levou uma equipe de colaboradores da Casa do Pão, da qual é gestor. Entre outras presenças parceiras na inauguração da Tenda de Betânia estavam o Espaço Neidson, que preparou a refeição; a Superintendente Regional do Trabalho, Suzineide Rodrigues; e o Movimento de Evangelização Encontro de Irmão, criado por Dom Hélder Câmara.  

Para o arcebispo, a Tenda de Betânia é a confirmação de que a simplicidade comunga com o Evangelho. “Partimos da ideia de que a Igreja não é feita somente de belos templos e edificações, mas a Igreja é feita de homens, porque somos templo do Espírito Santo”, explicou. “Num espaço simples, humilde como a tenda, é possível elevar grandes louvores a Deus, receber grandes bênçãos, realizar a verdadeira partilha do Pão e da Palavra, ser um espaço de serviço e amor aos irmãos, como ensinou Jesus Cristo”.

Na inauguração da Tenda de Betânia, o grupo infanto-juvenil de percussão Pé no Chão fez uma apresentação de maracatu. A celebração da Palavra foi animada por Enildo de Pontezinha. Além da refeição para os presentes, foram distribuídos mais de 50 cactos para as mulheres, como sinal de resistência e fé.

O diácono Antônio Sebastião incluiu em seus agradecimentos o apoio do padre Damião Silva, pároco de São Frei Pedro Gonçalves, responsável pela comunidade do Pilar. “Rogo ao Altíssimo Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor, para que continue abençoando e iluminando esta paróquia e esta Tenda, e que a Virgem do Pilar interceda por esses homens, mulheres e crianças e pelos grupos parceiros”, disse.

Pascom AOR