O Vicariato Jaboatão da Arquidiocese de Olinda e Recife recebeu, neste domingo (28 de julho), o 4º Encontrão Arquidiocesano da Infância e Adolescência Missionária. Uma missa abriu o encontro, que aconteceu na Paróquia de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, reunindo crianças, adolescentes e assessores desta obra que nasceu em 1843, e foi declarada pontifícia, a serviço de toda a Igreja, em 1922.

Na Arquidiocese de Olinda e Recife, a obra é coordenada há três anos pela Ir. Josevânia Alves, religiosa franciscana do Imaculado Coração de Maria. Durante todo o ano, são promovidos encontros para formação e animação, além de campanhas de obras sociais e de vivência missionária. “Graças a Deus, a IAM vem crescendo na Arquidiocese”, comentou a coordenadora. “Somos referência de articulação no Regional NE2 da CNBB e isso alegra muito meu coração, pois acredito na força da oração e do trabalho desses pequenos missionários e no bem que a missão de evangelizar faz no mundo inteiro”, disse.

Orações e pequenos sacrifícios, como manter um cofrinho de moedas para a Obra, fazem crescer a fé e o compromisso não somente dos pequeninos, mas de suas famílias. Exemplo disso é o casal Cíntia e Abel, da Paróquia de São Pedro, em Santo Aleixo, que foi para o Encontrão acompanhando o filho, João Lucas, de 12 anos. “Agora a gente sabe a importância de inserir a criança na religião e nas atividades da Igreja, porque antes de João Lucas nascer, a gente frequentava a igreja, mas depois se acomodou. Minha mãe convidou ele pra entrar na catequese, depois ele entrou para o grupo de IAM e aí nós começamos a participar de tudo na paróquia”, contou Cíntia, sorridente. “Voltamos para a Igreja por causa dele, que está na IAM há dois anos e hoje é até coroinha”, concluiu.

O vigário episcopal de Jaboatão, padre Rogério Silva, tem a mesma compreensão de que a missão da IAM, de ter crianças evangelizando crianças, alargou-se e atinge também os adultos. O padre acolheu o Encontrão em sua paróquia e disse que a IAM faz bem à vida de toda comunidade eclesial. “Como é bom ter a IAM na paróquia”, comentou o padre. “As crianças evangelizam crianças, mas também evangelizam suas famílias. Este é só mais um motivo para que as paróquias e dioceses incentivem essa obra missionária, porque vale a pena”.

Um bate-latas pelas ruas da Paróquia de Santo Amaro mostrou a animação de quem faz parte da IAM. Durante o percurso, cinco paradas estratégicas foram feitas, para rezar pelas crianças de cada continente. As cores verde, branco, amarelo, vermelho e azul representavam África, Europa, Ásia, Américas e Oceania.

Isabel Valentina, de 11 anos, participa da Infância e Adolescência Missionária há cinco anos e sempre convida crianças para entrarem no seu grupo. “Participem da IAM porque é muito bom trazer as crianças pro Senhor, levar a Palavra do Senhor para todas as crianças de todos os continentes e todos os lugares”, disse a pequena missionária.

Com a intercessão dos padroeiros São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, os pequenos da IAM fazem grandes coisas!

Pascom AOR