img_5870-mobileA tarde de ontem, 27/12, foi razão de grande contentamento para a comunidade beneditina de Pernambuco e em especial, para o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB. O arcebispo metropolitano presidiu a Bênção Abacial e a Celebração Eucarística que confirmaram o então Prior Administrador do Mosteiro de São Bento de Olinda, Dom Luiz Pedro Soares, como o novo Abade.
img_5863-mobileAlém do Clero arquidiocesano presente, prestigiaram a cerimônia Abades,  Abadessas, Priores, Prioresas, monges, monjas, fiéis, amigos e familiares de Dom Luiz Pedro Soares. A basílica do Mosteiro de São Bento contou com um telão instalado em seu pátio externo para melhor atender aos convidados.

Como lema de seu abaciado, Dom Luiz Soares escolheu uma sentença extraída da Regra Bened20161227_172143-mobileitina: “Spem suam Deo commiterre (RB 4, 41)”, que significa “Colocar toda a esperança em Deus.” O Abade desempenha o papel do pai espiritual e do superior na comunidade, servindo de moderador entre o afeto de um pai e o rigor de um mestre.  À semelhança do bispo, o cargo de Abade é vitalício e após os 75 anos, ele pode resignar e é eleito outro Abade por voto direto dos integrantes da comunidade.

20161227_182245-mobileSob o olhar das imagens de São Bento, de São Gregório Magno e de Santa Escolástica, os monges beneditinos entoaram cânticos gregorianos que realçavam a beleza barroca da capela-mor do mosteiro. Na homilia que antecedeu a bênção abacial, Dom Fernando Saburido destacou as qualidades que um Abade deve priorizar na condução da vida monástica: “É preferível ao Abade ser lembrado por sua bondade do que ser temido. Um Pastor deve acolher e aproximar as pessoas de Deus.”

20161227_182558-mobileConforme a tradição eclesial, Dom Fernando Saburido presidiu o rito da bênção do novo Abade, entregando-lhe a Regra Beneditina, o anel, que representa a fidelidade para com a comunidade, a mitra e o báculo pastoral, simbolizando a responsabilidade do pastor com o rebanho. Dom Luiz cumprimentou o Clero, a comunidade monástica e saudou a assembleia com simplicidade.

20161227_184323-mobileDom Fernando Saburido presidiu a Celebração Eucarística, concelebrada com Dom Filipe da Silva, Abade Presidente da Congregação Beneditina no Brasil e Dom Emanuel D’ Able do Amaral, Arquiabade do Mosteiro de São Bento, localizado na Bahia. Também concelebraram a Santa Eucaristia Dom Antônio Tourinho Neto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Severino de França, Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, e Dom Genival Saraiva, Administrador da Arquidiocese da Paraíba.

img_5901-mobileSegundo o novo Abade do Mosteiro de São Bento, Dom Luiz Pedro Soares, receber o báculo pastoral representa para ele um sinal de grande compromisso e responsabilidade, especialmente na formação de novos vocacionados. Dom Luiz mostrou-se satisfeito com a presença de três dos treze segmentos dos representantes da Congregação Beneditina no Brasil: Congregação Valumbrosa (Mosteiro de São João Gualberto, São Paulo), Congregação Beneditina Brasileira (Arquiabadia de São Sebastião em Salvador, Bahia) e Congregação Húngara (Abadia de São Geraldo, São Paulo).
Também estiveram presentes a Abadessa de Minas Gerais e a Prioresa da Academia Santa Gertrudes. Especialmente para a família de Dom Luiz, vinda de Nova Cruz, Rio Grande do Norte20161227_195542-mobile, a bênção abacial foi uma dádiva, pois a sua mãe esteve presente.
Dona Avani Soares da Cruz, de 89 anos, não escondia a felicidade por seu filho. Cercada pelos filhos, sobrinhos e netos, a matriarca aguardou pacientemente o término da fila de cumprimentos para saudar o seu filho, agora Abade do Mosteiro de São Bento de Olinda.


Trajetória
– Ordenando presbítero há trinta anos, Dom Luiz Pedro Soares nasceu no Agreste da Paraíba, na cidade de Tacima (atual Campos de Santana), município que faz divisa com Nova Cruz, no estado do Rio Grande do Norte. Lecionou a disciplina de Religião no Colégio de São Bento, atuou como Prior do Mosteiro de São Bento em Fortaleza e desde 2013 vinha atuando como Prior Administrador do Mosteiro de São Bento de Olinda. Em 06/12/16, foi eleito Abade do Mosteiro de São Bento de Olinda.

(Pascom Arquidiocese)