O 18º Congresso Eucarístico Nacional começa amanhã, dia 11, na Arquidiocese de Olinda e Recife, mas o enviado especial do papa Francisco já celebrou sua primeira missa no Recife. Nesta quarta-feira (9), à noite, o cardeal presidiu a celebração eucarística na matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem, na zona sul do Recife. A Comissão Executiva do Congresso escolheu esta igreja como uma forma carinhosa de acolhida, já que dom Antônio é bispo emérito de Leiria, na cidade de Fátima, em Portugal. “É uma alegria celebrar esta primeira missa aqui, lembrando-me esta devoção particular e também de todo Portugal”, disse o cardeal Marto. “Trago-lhes uma saudação especial de nosso querido papa Francisco e, como não posso abraçar cada um, deixo um abraço espiritual muito carinhoso”.

A missa foi celebrada no dia em que a Igreja faz memória da dedicação da Basílica de Latrão, a mãe de todas as igrejas, com a leitura e reflexão do Evangelho segundo João, trecho em que Jesus expulsa os vendilhões do templo. Em sua homilia, o cardeal Marto indagou: “De que serviriam os templos de pedra se Deus não fizer morada em nosso coração? É esta intimidade com Ele que nos propõe a Eucaristia, motivo de nosso encontro nesta Arquidiocese: trazer a adoração a Deus como centro da vida cristã”.   

O cardeal falou em tempos difíceis, onde parece haver um “eclipse” de Deus, no qual o dinheiro, o poder e as aparências ofuscam o divino em nosso dia a dia. “Precisamos da Eucaristia porque ela é uma maneira de sentirmos o gosto de Deus”, disse. Lembrou também o poder da oração, “uma força que circula, que é comunhão dos santos, unidade salvífica”.

Estavam no imenso presbitério da matriz de Nossa Senhora de Fátima o arcebispo dom Fernando Saburido, seu auxiliar Limacêdo e os vigários gerais Dom Luís Pepeu e monsenhor Luciano Brito. Também os padres da Comissão Executiva do Congresso e os assessores especiais do cardeal Marto. Na assembleia, a emoção de um povo que espera o Congresso há quatro anos, quando foi escolhida como sede a Arquidiocese de Olinda e Recife. “A presença de dom Antônio Marto nos anima, nos faz perceber que chegou esse tempo tão abençoado do Congresso”, disse o arcebispo.

A abertura oficial do 18º Congresso Eucarístico Nacional ocorrerá com missa na área externa do Centro de Convenções, às 18 horas da sexta-feira (11), com presença de cerca de 200 bispos e mil padres. Está sendo esperada a participação de dez mil fiéis nesta noite no local.

Pascom AOR