Criada há apenas dois anos, a Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife foi integrada oficialmente à Rede Cáritas Brasileira aumentando para 18 o número desses núcleos no Regional Nordeste 2 (Cáritas NE 2). O ingresso do grupo pernambucano foi aprovado durante a 24ª Assembleia Nacional do organismo, realizada entre 19 e 23 deste mês, em Teresina.
Assim como em nível nacional, a Cáritas NE 2 é um organismo vinculado ao Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 2). A entidade, com sede no Recife, compõe a Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB NE 2.
Para o coordenador de projetos da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, frei Marcos Carvalho, estar nascendo agora e fazer parte da Rede Cáritas Brasileira significa partilhar do caminho trilhado ao longo de mais de 60 anos de história do organismo.
“Nessa rede a gente vai conhecer melhor outras experiências e processos já consolidados de promoção humana e luta por justiça social”, afirmou.
O secretário regional da Cáritas NE 2, Antônio Lisboa, comemorou a entrada da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife na estrutura nacional da entidade e, também, a participação do grupo local na assembleia nacional.
“Na conjuntura atual social e política temos que, enquanto Igreja, somar forças à toda a Rede Cáritas na construção de um país mais justo e da sociedade do bem viver”, disse.
(Fonte: site CNBB NE2)