A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (Cáritas NE 2) garantiu um aporte de R$ 600 mil para a compra de alimentos, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e lençóis. Os recursos foram repassados pela Fundação Banco do Brasil e os produtos serão distribuídos para cerca de 25 mil pessoas afetadas pelas fortes chuvas do início deste mês, em mais de 40 cidades de Alagoas e Pernambuco.
A ação emergencial é resultado da visita realizada pela secretária executiva da Cáritas NE 2, Neilda Pereira, a alguns dos municípios mais atingidos pelas enchentes, no último dia 10. A agenda de monitoramento contou com a participação da assessora da área de Meio Ambiente Gestão de Risco e Emergências (Magre), Luciana Florêncio, e registrou também o trabalho das Cáritas paroquiais da Arquidiocese de Maceió (AL) e da Diocese de Palmares (PE).
A Igreja, por meio dos voluntários da Cáritas, vem acompanhando as famílias das regiões atingidas pela tragédia. Enchentes, deslizamentos e outros incidentes causados durante períodos chuvosos têm se tornado mais frequentes graças ao desequilíbrio do meio ambiente somado à falta de políticas públicas de habitação e saneamento básico.
“Secam-se as águas e a realidade volta tudo de novo, é muita lama. Bom seria que não fossem feitos apenas registros de fotos e vídeos”, afirmou Rosineide Maria da Silva, moradora do município de Água Preta (PE).
Saiba como ajudar
A Cáritas NE 2 e a Fundação Banco do Brasil também lançaram campanha para arrecadar mais recursos e auxiliar os atingidos pelas chuvas nos dois estados.
Qualquer pessoa pode doar por meio de transferência bancária para a conta Enchente Alagoas (Banco do Brasil | Agência: 1607-1 | Conta: 82.000-8) ou por meio da Chave PIX: pix.enchentesal@fbb.org.br.
Outra maneira de ajudar é fazendo a doação pelo aplicativo do Banco do Brasil ou diretamente pelo link do BB Pay clicando aqui.
A Arquidiocese de Maceió, que teve 26 das cidades do seu território atingidas por enchentes, está realizando a campanha “SOS Chuvas” para arrecadar donativos às famílias desabrigadas ou desalojadas.
Quem mora no perímetro da Igreja alagoana pode levar alimentos não perecíveis, água mineral, colchões e cobertores para a Igreja de São Gonçalo, no bairro do Farol.
A arquidiocese também conta com a solidariedade de pessoas de boa vontade de todo o Brasil que podem fazer suas doações em dinheiro por meio da Chave Pix (CNPJ) 12155388000189.
Fonte: CNBB NE 2