Cinco representantes da Comissão Arquidiocesana de Pastoral (CAP) para a Animação Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram da 1ª Romaria Nacional de Catequistas. O evento formativo promovido pela comissão episcopal aconteceu entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP).

A delegação foi formada por Ana Lima (comissão arquidiocesana), Maria da Conceição Leandro (Paróquia Santa Maria Mãe de Deus – Macaxeira), Ir. Maria José (Paróquia Nossa Senhora de Belém – Encruzilhada), Amanda Nascimento e Ângela dos Santos (Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Paratibe). As catequistas pernambucanas se juntaram a mais de 3 mil de todo o país.

O tema que norteou a romaria foi inspirado pelo versículo bíblico do livro de Daniel: “Os que ensinam como estrela brilharão”. A intensa programação formativa e celebrativa teve o propósito de associar a Catequese no Brasil a um projeto de Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã.

De acordo com Amanda Nascimento, a romaria foi uma vivência enriquecedora. “O encontro foi maravilhoso. É sempre bom estar em contínua formação para servir melhor. Espero que possamos contribuir com as nossas paróquias, vicariatos e arquidiocese ajudando outros catequistas e com a formação do povo de Deus”, ressaltou.

O evento refletiu sobre o Querigma, Catecumenato e Mistagogia. Além de fazer uma leitura da realidade e os sinais dos tempos, uma conferência discutiu catequese, mídias digitais e inteligência artificial.

Ana Lima avalia o encontro como motivador. Ela trouxe na bagagem metas para o ensino catequético de Olinda e Recife. “A romaria foi um momento de profunda oração, formação e troca de experiência. Trago como aprendizado a certeza de que a implantação da Iniciação para a Vida Cristã com inspiração catecumenal na Arquidiocese de Olinda e Recife deve ser prioridade para a evangelização e fortalecimento da fé”.

A Romaria Nacional de Catequistas foi concluída com a missa de abertura do Mês da Bíblia. Este ano, as reflexões são iluminadas pelo estudo do Livro de Ezequiel e pelo lema: “Porei em vós meu espírito, e vivereis”.

Fonte:
CAP para a Animação Bíblico-Catequética