Com a chegada do novo bispo auxiliar uma dúvida quanto à questão menção do nome de Dom Antônio Tourinho Neto durante a Oração Eucarística pode surgir. O presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Liturgia, padre Moisés Ferreira, esclarece:
Como afirma o Diretório da Liturgia, “o nome do Bispo na Prece Eucarística é mencionado por razão de comunhão e caridade, não por questão de honra. É para significar a sua posição como dispensador da graça do sumo sacerdócio e também para implorar auxílios divinos em favor dele e do seu ministério, na própria celebração eucarística, que é o ápice e a fonte de toda ação e força da Igreja.” Vale recordar este sentido de comunhão, ressaltado por Santo Inácio de Antioquia: “Por legítima seja tida tão somente a Eucaristia, feita sob a presidência do bispo ou por delegado seu. Onde quer que se apresente o bispo, ali também esteja a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus também nos assegura a presença da Igreja Católica. Sem o bispo, não é permitido nem batizar nem celebrar o ágape.”
As fórmulas para citar o nome do bispo são sóbrias e expressam o próprio de seu ministério. Deve-se apenas mencionar o nome de batismo da pessoa e não se acrescentam títulos como “Dom”, “Arcebispo”, “Cardeal”.
Na Oração Eucarística, deve-se nomear o Bispo diocesano ou aqueles que lhe são equiparados pelo direito. Os equiparados ao bispo diocesano, segundo o Direito Canônico, são o Vigário apostólico, Prelado, Prefeito apostólico, Administrador apostólico, Abade territorial. Os Superiores de uma ordem ou congregação religiosa, por exemplo, embora sejam Ordinários, não são equiparados ao Bispo e, portanto não são mencionados na Prece Eucarística. Conforme a norma litúrgica, pode-se mencionar ainda o nome dos Bispos auxiliares e do Bispo coadjutor, não, porém, outros Bispos que eventualmente estejam presentes na Celebração.
Portanto, com a nomeação de Dom Antônio Tourinho como Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese, podemos, na Oração Eucarística, ou apenas citar o nome do nosso Arcebispo, como se vinha fazendo até agora, ou acrescentar o nome do Bispo auxiliar. Como exemplo, seria assim: “… nosso bispo Fernando e seu auxiliar Antônio”. Como os dois tem o mesmo nome de Batismo, outra possibilidade seria: “… nosso bispo Antônio Fernando e seu auxiliar Antônio Tourinho”.
Da Assessoria de Comunicação AOR