Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação Social e seus desdobramentos
A comunicação na Igreja é denominada de Pastoral da Comunicação – Pascom. Estrutura-se a partir “dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vivenciadas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja” (DC. n. 244). Assim, “as ações comunicativas da Pascom ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois, a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação” DC n. 247). Portanto, a Igreja entende que quando atribuímos à comunicação sentido Pastoral, ela se coloca na trilha da evangelização, num processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional.
Trata-se de uma perspectiva que assume a comunicação para além dos meios e dos aparatos de informação, com os meios de comunicação tradicionais- imprensa, rádio e televisão, e a comunicação digital, com a web e as mídias digitais. Privilegia as relações sociais e as pessoas como agentes fundantes da comunicação.
Organização da Pascom na Igreja do Brasil
O universo de atuação da Pascom se dá no âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial/comunitário, sem que ambos estejam hierarquizados do ponto de vista de trocas. Confira o Diretório de Comunicação da CNBB n. 259.
Pascom em âmbito diocesano
No âmbito diocesano, a Pascom tem seu referencial de ação no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que caracteriza o trabalho comunicativo de forma integrante e coesa. A Comissão conta com um presidente, um coordenador, que articulam a comunicação em sintonia com os coordenadores dos oito vicariatos, constituídos por 125 paróquias e suas comunidades e outras pessoas comprometidas com a comunicação, como as assessoras de imprensa da arquidiocese.
Estratégias
A Comissão Arquidiocesana da Pastoral para a Comunicação – Pascom desenvolve áreas distintas de ação:
1. Articulação, formação, produção e espiritualidade – eixos da Pascom conforme o Diretório de Comunicação n. 249 – para que os agentes realizem um trabalho qualificado e com sentido pastoral;
2. Assessoria de Imprensa voltada para divulgação e cobertura jornalística das ações evangelizadoras da Arquidiocese de Olinda e Recife;
3. Atendimento às demandas dos veículos de comunicação sobre ações, posicionamentos e atividades pastorais e sociais da Arquidiocese;
4. Produção, administração e monitoramento de conteúdos sobre a Arquidiocese de Olinda e Recife para a publicação no site institucional, nas midias sociais e Rádio Olinda.
Material para Consulta:
Apresentação do Diretório de Comunicação da CNBB
A atuação da PASCOM na ótica do Diretório de Comunicação
Responsáveis:
Presidente: Pe. Luciano Rodrigues Brito
Coordenadora: Ir. Josevânia Alves
Jornalistas: Luciana Falcão e Renata Vasconcelos
Coordenação de TV: Wagner Santana
Contato:
Cúria Metropolitana – Pascom Arquidiocesana
Av. Rui Barbosa, 409, Graças,
52011-040- Recife-PE
Telefone: 3271-4270 (ramais 272, 273, 255)
aorcomunicacao@gmail.com
www.facebook.com/ArquidioceseDeOlindaERecife/
https://www.arquidioceseolindarecife.org/
@arquidiocesedeolindarecife
Rádio Olinda FM 105.3
Responsáveis:
Diretor Executivo: Pe. Damião Silva
Diretor de Programação: Ivanildo Silva
Rua da Piedade, 55
Santo Amaro, Recife-PE
50040-050
Telefone: 3444-7979