S_PedroEncerrando as tradicionais festividades religiosas do mês de junho, as duas comunidades da Arquidiocese de Olinda e Recife dedicadas a São Pedro realizarão no próximo domingo (29), celebrações especiais em homenagem ao apóstolo. Em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife, além da missa campal as 8h30, na colônia dos pescadores do bairro, o dia será marcado por uma procissão marítima. Acompanhado por dezenas de embarcações a imagem do primeiro papa da Igreja Católica sairá do bairro até o Marco Zero.

Em Jaboatão dos Guararapes, a festa começou desde o último dia 20. Na Paróquia de São Pedro Apóstolo, no bairro de Santo Aleixo – a única da arquidiocese dedicada ao santo – a programação até o sábado (28) prevê Adoração ao Santíssimo Sacramento a partir das 18h, seguido de missa e momentos culturais. No domingo, ápice das festividades, os fiéis participarão de uma missa solene às 10h. As 18h haverá outra celebração eucarística, esta seguida de uma procissão pelas principais ruas da comunidade.

História

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.

Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade.

Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Da Assessoria de Comunicação AOR