Os 365 dias de 2019 parecem ter sido poucos, diante dos desafios pastorais e sociais vivenciados pela Arquidiocese de Olinda e Recife. O ano ainda não terminou. 2020 está logo ali, à espera. O site da Arquidiocese apresenta aqui uma breve retrospectiva do ano, elencando as atividades, celebrações e eventos que mereceram destaque. Tudo resulta do trabalho em equipe, do diálogo e da colegialidade, princípios norteadores de uma Igreja Particular missionária, que busca aprender com os mais humildes e ouvir o clamor dos excluídos. Confira os eventos, celebrações, compromissos e atividades que marcaram 2019, conduzidos pelo arcebispo metropolitano dom Fernando Saburido e pelo bispo auxiliar, dom Limacêdo Antonio, em conjunto com as comissões e vicariatos que compõem a Arquidiocese de Olinda e Recife.
JANEIRO – criação de seis novas paróquias e de uma área pastoral:
05/01 – paróquia Nossa Senhora das Graças (Curado IV, Jaboatão, desmembrada da Sagrado Coração de Jesus). Administrador paroquial: padre Renato Matheus.
06/01 – paróquia Santana (Santana, Camaragibe, desmembrada da paróquia São Pio X). Administrador paroquial: padre Thales Figueirêdo.
10/01- paróquia São João Batista (Aldeia, Camaragibe, desmembrada do território da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Vila da Fábrica, Camaragibe). Administrador paroquial: padre Paulo Dutra.
11/01 – Área Pastoral Santa Rita (Timbi, Camaragibe, desmembrada da paróquia São Pio X e passa a ser território da nova paróquia de Santana). Vigário paroquial de Santana: padre Walter Luiz Barbosa de Lima.
16/01 – paróquia São Benedito (São Benedito, Olinda).
Pároco: padre Sérgio Muniz.
26/01 – A Comissão Arquidiocesana de Pastoral (CAP) de Animação Bíblica promoveu no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, o Seminário “Fraternidade e Políticas Públicas – Uma Visão Global”. O encontro reuniu mais de duzentos inscritos.
27/01 – paróquia Santa Isabel Rainha Portugal (Centro, Paulista, desmembrada da paróquia Nossa Senhora dos Prazeres). Pároco: padre Adriano das Chagas.
31/01 – paróquia do Divino Espírito Santo (Jardim Brasil I, Olinda, desmembrada da paróquia Nossa Senhora da Ajuda, Peixinhos, Olinda). Administrador paroquial: padre José Gustavo Nascimento da Silva.
FEVEREIRO -15/02– Arquidiocese lançou o Inventário Documental de igrejas históricas do Recife e de Olinda. O acervo é formado por documentos dos séculos 17 a 20, e foi recolhido
de igrejas e irmandades de Recife e Olinda, para compor o Arquivo Dom José Lamartine. O público conta com o catálogo físico, em papel e também com uma versão digital, para consultas e pesquisas.
MARÇO – 06/03 – Lançamento da Campanha da Fraternidade 2019 e Missa de Cinzas, em frente à igreja de Santa Cecília, na rua da Conceição, Boa Vista. O tema adotado foi “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça (Is 1,27)”. Dom Fernando Saburido presidiu a Missa de Cinzas e dom Limacêdo Antonio e os vigários episcopais concelebraram a Missa. A igreja de Santa Cecília foi escolhida como local da abertura da Campanha da Fraternidade por se tratar da sede da Pastoral do Povo de Rua. Na Missa houve a acolhida a venezuelanos refugiados.
17/03 – Missa em apoio aos moradores do edifício Holiday (Boa Viagem, Recife), interditado em 20/03/19, com a arquidiocese protagonizando uma série de articulações junto ao poder público e sociedade civil. A capela Nossa Senhora das Graças, pertencente à paróquia de Fátima (Boa Viagem), também foi interditada por estar próxima à edificação. A Comissão de Justiça e Paz acompanha o processo.
ABRIL – Semana Santa – Na Missa da Ceia do Senhor e de Lava-Pés, Quinta-feira Santa (18/04), o arcebispo dom Fernando Saburido presidiu a Missa na igreja de Nossa Senhora do Pilar, na comunidade do Pilar, Recife Antigo. No ritual do Lava-Pés, o arcebispo lavou os pés de venezuelanos refugiados que estão morando no Recife. Após a Missa, aconteceu a adoração ao Santíssimo em um dos barracos dos moradores e em seguida, foram distribuídos peixes doados à comunidade.
23/04 – Criação da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Pirapama, Cabo.
JUNHO – 02/06 – Matriz de Santo Antônio reabre para a comunidade com Missa no Recife. Na ocasião, aconteceu a solenidade da Ascensão do Senhor, que marcou a reabertura da igreja do Santíssimo Sacramento, que estava fechada há quatro anos para reformas. A igreja fica localizada no bairro de Santo Antônio e por isso é conhecida como Matriz de Santo Antônio. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a missa.
17/06 – Arquidiocese articulou encontro na Cúria com parlamentares e movimentos sociais para debater os impactos da instalação de uma usina nuclear em Itacuruba (Sertão pernambucano).
20/06 – A Solenidade de Corpus Christi, na Sé de Olinda, anunciou o Ano Santo Eucarístico, que foi iniciado no dia 3 de setembro de 2019, data que marca os 80 anos do 3º Congresso Eucarístico Nacional, realizado no ano de 1939. Após a celebração da Missa, Dom Fernando Saburido conduziu a Eucaristia para o Mosteiro de São Bento, também em Olinda, para dar a benção do Santíssimo, onde rezou pelo Congresso.
JULHO- 08/07 – Instalação do 9° vicariato territorial da Arquidiocese, o Vicariato Beberibe;
16/07 – Festa de Nossa Senhora do Carmo no Recife exalta centenário da coroação canônica.
AGOSTO – 03/08 – Comemoração dos70 anos da Rádio Olinda, com o Encontro das Famílias, realizado na escola Ginásio Pernambucano da Avenida Cruz Cabugá, no Recife. Inauguração do estúdio auxiliar da Rádio no bairro de Santo Amaro, no Recife.
18/08 – Dia da Assunção de Nossa Senhora, dom Fernando comemorou 10 anos de pastoreio à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife. O metropolita de Olinda e Recife presidiu no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, bairro da Soledade, Recife, a Santa Missa em Ação de Graças e a igreja católica celebrou a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Vale salientar que a chegada de dom Fernando à Arquidiocese de Olinda e Recife aconteceu em 16/08/2009 – à época, dia da Assunção de Nossa Senhora. Tendo em vista que a data é móvel, neste 2019, a comemoração da Assunção de Maria foi celebrada em 18/08.
27/08 – Dom Fernando e dom Limacêdo prestaram apoio a moradores da Mata Sul de Pernambuco, atingidos pela ferrovia Transnordestina, que seriam despejados e teriam de arcar com as despesas de demolição das residências. A comitiva formada por representantes de oito cidades da Mata Sul, representando cerca de 4.500 famílias daquela região, reuniu-se com o arcebispo e com o bispo auxiliar.
SETEMBRO- 03/09 – Abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano. Há exatos 80 anos, a Arquidiocese de Olinda e Recife sediava nesta data a 3ª edição do Congresso Eucarístico Nacional. Duas mil pessoas compareceram ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Soledade, Recife, para participar da solenidade de Abertura do Ano Eucarístico Arquidiocesano. Bispos e arcebispos de 21 dioceses e arquidioceses que compõem o Regional NE 2 da CNBB (inclui quatro províncias eclesiásticas dos estados de AL, PE, RN e PB) concelebraram a Missa presidida pelo cardeal dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília.
OUTUBRO – 06/10 – Abertura do Mês Missionário Extraordinário e da Semana Missionária, na matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, distrito do Cabo de Santo Agostinho.
11/10 – Ordenação de cinco diáconos permanentes: André Luís Barbosa de Souza, Roni Alves Amorim, Francisco de Assis Marcelino, Ivanildo Leandro Nunes de Araújo e Sandro Roberto de Santana Gomes.
12/10 – Elevação da igreja de Nossa Senhora Aparecida, em Juçaral (Cabo), a dignidade de Santuário Arquidiocesano Mariano.
23/10 – Dom Fernando e dom Limacêdo visitaram a comunidade pesqueira de Suape para levar apoio aos catadores de mariscos e pescadores artesanais afetados pelas manchas de petróleo cru. A visita foi articulada com a Comissão de Pastoral da Pesca do Regional NE2 da CNBB.
NOVEMBRO – 03/11 – Festa de São Francisco, com a inauguração da 3ª casa da Fazenda da Esperança padre Antônio Henrique (Muribequinha, Jaboatão). A 3ª casa recebeu o nome de Dom Fernando Saburido, em reconhecimento ao apoio dado pelo metropolita na construção da Unidade.
12/11 – Lançamento do Texto-Base do Congresso Eucarístico Nacional, na livraria Paulinas Recife, com a presença de dom Limacêdo Antonio e membros do clero.
13/11 – Sacristão da Sé de Olinda, senhor Gilvan Pereira, recebeu o título de cidadão olindense.
13/11 – Lançamento do catálogo Santos Negros, editado pela Cepe.
15 e 16/11- Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada no colégio Damas, Recife.
17/11- Celebração do Dia Mundial dos Pobres e abertura da Semana Social, com o arcebispo dom Fernando Saburido tomando café da manhã com as pessoas em situação de rua, no pátio de Santa Cruz, Boa Vista, Recife.
26/11 – Lançamento do Blog Litoral Norte Vagas e do site da Cáritas arquidiocesana, em Itapissuma.
29/11 – Dom Fernando Saburido recebeu do professor Alexandre Gusmão, engenheiro e vice-reitor da Faculdade Politécnica da UPE um relatório que vai ajudar na reforma do Seminário de Olinda. O relatório resultou de trabalho da disciplina de Patologia de Construções, envolvendo alunos do mestrado de Engenharia Civil.
DEZEMBRO – 1°/12- Eliminação da cobrança da taxa de Batismo nas paróquias da Arquidiocese, como reflexo dos primeiros frutos do trabalho da campanha do Dízimo “A grande alegria é partilhar”.
12 a 27/12 – Celebrações Natalinas nas unidades prisionais do Recife e região, em parceria com a Pastoral Carcerária.
16/12 – Missa em Ação de Graças pelos 41 padres ordenados por dom Fernando Saburido, realizada na igreja de São José dos Manguinhos, Graças.
17/12- Ordenação dos três presbíteros diocesanos João Batista Aragão, Rubens Brito e Veridiano Quirino da Silva e 36° aniversário de ordenação sacerdotal de dom Fernando Saburido.
18/12 –Visita de apoio aos ex-moradores do conjunto Muribeca (Jaboatão).
21/12 – 1ª Assembleia das Novas Comunidades, com a perspectiva de criação da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para as Novas Comunidades, em 2020.
24/12 – Missa da Vigília de Natal, voltando a ser realizada em frente ao quartel do Derby, Recife.
31/12 – Missa do Ano Novo, realizada no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora dos Prazeres, nos Montes Guararapes, Prazeres, Jaboatão.
(Pascom AOR)