Conheça as nomeações para as Dioceses de São Luís de Montes Belos (GO) e Nova Friburgo (RJ)
O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de São Luís de Montes Belos (GO) apresentada por Dom Carmelo Scampa. O bispo nomeado é o padre Lindomar Rocha Mota, do clero da Arquidiocese de Diamantina (MG), até então, pároco de Santo Antônio,em Curvelo (MG). Já para a Diocese de Nova Friburgo (RJ), o Pontífice aceitou a renúncia ao governo pastoral daquela Igreja Particular, apresentada por Dom Edney Gouvêa Mattoso e nomeou Administrador Apostólico sede vacante da mesma diocese Dom Paulo Antônio De Conto, bispo emérito de Montenegro (RS).
Novo bispo
Lindomar Rocha Mota nasceu em 20 de novembro de 1971 em Arataca, diocese de Itabuna (BA). Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de Belo Horizonte e Teologia no Ateneu Regina Apostolorum de Roma. Já no Pontifício Instituto Teresianum de Roma obteve a Licenciatura em Espiritualidade e fez o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Na Universidade de Coimbra, em Portugal, fez um pós-Doutorado em Democracias e Direitos Humanos. Em julho de 1998 foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Diamantina, na qual desempenhou inúmeros cargos, entre os quais reitor de Seminário, vigário paroquial e pároco. Também foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e professor na PUC de Belo Horizonte.
No momento, é pároco de Santo Antônio em Curvelo (desde 2019), diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (desde 2012) e professor no Seminário Maior de Diamantina e na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte.
Novo bispo emérito
Com a decisão do Papa, dom Carmelo torna-se agora bispo emérito. O procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.
Carmelo Scampa nasceu em Cremona, na Itália, em 27 de janeiro de 1944. Foi ordenado presbítero em 27 de junho de 1971. Ele veio ao Brasil como padre fidei donum graças à Igreja de Cremona que tornou-se Igreja-irmã da diocese de São Luís de Montes Belos desde 2004. Sua nomeação como bispo ocorreu em 30 de outubro de 2002. Foi sagrado bispo em 5 de janeiro de 2003. Seu lema episcopal é Lumen Semitis Meis que se traduz como “Luz para o meu caminho”. Dom Carmelo Scampa foi secretário do Regional Centro-Oeste da CNBB entre 2010 e 2014.
Desde que tomou posse, em 5 de janeiro de 2003, dom Carmelo lançou seu programa pastoral para consolidar uma Igreja fundada na espiritualidade diocesana, na escuta da Palavra, buscando ser profética e samaritana. Como pastor, dom Carmelo investiu muito na formação, apresentando propostas aos Conselhos de Presbíteros e de Pastoral para a criação das escolas bíblicas diocesanas e lançou o projeto das Santas Missões Populares. Empenhou-se também no fortalecimento da Pastoral Vocacional e na construção dos seminários diocesanos.
Rio de Janeiro
Com a renúncia apresentada por Dom Edney Gouvêa Mattoso, a diocese de Nova Friburgo terá como Administrador Apostólico Dom Paulo Antônio De Conto, bispo emérito de Montenegro (RS).
Novo bispo emérito
Dom Edney Gouvea nasceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 2 fevereiro de 1957. Foi ordenado presbítero em 29 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro (SP). Sua nomeação aconteceu em 12 de janeiro de 2005 e sua sagração como bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro ocorreu em 12 de março do mesmo ano. Dom Edney Gouvea foi nomeado para a diocese de Nova Friburgo em 20 de janeiro de 2010, onde tomou posse em 13 de março do mesmo ano.
Antes do episcopado, dom Edney foi pároco em diversas paróquias da arquidiocese do Rio de Janeiro; exerceu os cargos de prefeito de disciplina no Seminário Arquidiocesano São José, coordenador arquidiocesano da linha 3 Evangelização e Catequese, diretor do Departamento Arquidiocesano de Ensino Religioso, cônego Catedrático do Cabido da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, assistente eclesiástico da Comissão Arquidiocesana de Catequese e vigário episcopal no Vicariato Oeste (2000-2005). Foi membro dos seguintes organismos e equipes: Conselho Presbiteral, Colégio de Consultores, Comissão Arquidiocesana de Liturgia, Comissão Arquidiocesana de Pastoral Vocacional.
Como bispo exerceu as funções de bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), de 2005 a 2010, e vigário geral. Ele foi animador de várias iniciativas: Vicariato Episcopal Leopoldina, Ministérios, Pastoral da Educação, Ensino Religioso, Iniciação Cristã, Pastoral da Liturgia, Música e Arte Sacra. Também foi bispo animador do Diaconato Permanente, Liturgia e do Conselho de Leigos do Brasil no Regional Leste 1 – CNBB. Foi diretor das Escolas de Fé e Catequese Mater Ecclesiae e Luz e Vida e membro do Conselho Diretor da Associação Mantenedora da PUC-RJ e do Conselho Universitário da mesma universidade. Seu lema episcopal é: “Fiat Voluntas Tua”, que se traduz por “Seja feita a tua vontade”.
(Fotes: site Vatican News e CNBB)