Na Arquidiocese de Olinda e Recife, cinco seminaristas foram ordenados diáconos no último sábado, dia 17 de agosto. A catedral metropolitana do Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda, ficou lotada para a celebração, que foi presidida pelo arcebispo dom Paulo Jackson. Arthur José da Silva, Ewerton Ângelo da Silva Santana, Murillo Telles de Menezes Neto, Ricardo Paulo Luiz e Wilker da Silva Leite Cruz concluíram os cursos de Filosofia e Teologia na Universidade Católica de Pernambuco e fizeram os estudos complementares no histórico Seminário de Olinda. A caminhada vocacional chegou à ordenação para alegria de amigos, familiares e das comunidades paroquiais de onde veio cada um deles.
Na homilia, dom Paulo destacou a graça de ordenar cinco novos diáconos para a Arquidiocese, expressando o desejo de ampliar ainda mais a dimensão missionária da Arquidiocese, levando o clero a experimentar vivências em outras dioceses que precisem de diáconos e sacerdotes para assistir o povo de Deus. “Mais importante que ter cinco novos diáconos é existir a diaconia, que passa pelo ministério do diácono, mas deve estar presente no ministério do Papa, dos bispos, dos presbíteros, dos religiosos, religiosas, leigos e leigas. A diaconia é fundamental e é isso que Jesus nos ensina: a sermos servidores”, afirmou o bispo. “Que a nossa Arquidiocese seja, cada vez mais, uma igreja marcada pela diaconia, pelo serviço e pela entrega à Palavra, ao altar e à caridade”.
Para o ministério ordenado que se inicia, os cinco jovens trazem em comum, certamente, o amor pela Eucaristia e pela Igreja, expressado na entrega total de suas vidas. Na vestição da dalmática com ajuda dos padrinhos, ou na entrega dos Evangelhos, a emoção da graça de servir. O neo-diácono Arthur José comentou sobre a alegria de receber o 1º grau do Sacramento da Ordem. “Todo nosso tempo de preparação no seminário é para que estivéssemos abertos ao serviço, para nos configurarmos a Cristo e estarmos mais próximos dele que é nosso modelo de serviço, modelo de lava-pés. É uma alegria recebermos hoje o ministério diaconal, em vista da ordenação presbiteral. Estamos disponíveis para servir, com alegria, aos irmãos”.
Os jovens diáconos servirão nas paróquias onde faziam estágio pastoral: Wilker permanecerá em missão no município de Manari, na Diocese de Floresta; Ewerton permanece na Paróquia de Santo Antônio, no Cabo de Santo Agostinho; Arthur, na Paróquia São Sebastião, em Moreno; Ricardo, na Paróquia de São Cristóvão, na Imbiribeira; e Murillo, na Paróquia de São Lourenço Mártir, em São Lourenço da Mata.
Junto à alegria da ordenação, segundo Wilker, vêm ainda mais responsabilidades para com Deus e para com o povo de Deus. O neo-diácono fez estágio pastoral em Manari, na Diocese de Floresta, e vai continuar ajudando o padre Rodrigo na região que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado de Pernambuco. Tendo estudado no Seminário a dimensão missionária do ministério, Wilker recebeu com humildade a decisão de dom Paulo Jackson de enviá-lo a Manari. “No início foi um desafio porque, na nossa mente, a extrema pobreza é difícil, mas ao chegar lá, vi que a realidade ultrapassa esse estereótipo. Como é bom saber que eu inicio o ministério diaconal neste lugar! Embora eu seja filho de Olinda e Recife, a Igreja de Nosso Senhor ultrapassa as barreiras, e eu, como servidor, também devo ir além das fronteiras territoriais da minha diocese porque sou membro da Igreja de Cristo e, agora, ministro ordenado de sua Igreja. Espero ajudar o padre Rodrigo na evangelização do povo de Deus. Posso dizer que aprendi mais estando entre o povo e a fé do povo de Manari do que eu poderia estudar. A sua simplicidade é um tudo. Os desafios são muitos, mas a certeza de que a graça do Senhor há de nos sustentar e de que a amizade e as orações do povo de Manari nos ajudam, faz com que o labor diário seja mais suave e até gratificante”, afirmou o diácono Wilker.
Sim à Vida
O dia da ordenação, no encerramento da Semana da Família, foi escolhido para o lançamento do Sim à Vida, que promove a defesa da vida, desde a concepção até seu ocaso natural. O evento será no dia 13 de outubro. Faz parte do calendário anual da Arquidiocese e, depois do período pandêmico, vai voltar ao formato original, com orações, muita música e trios elétricos na praia de Boa Viagem.
Pascom AOR