Na manhã desta terça-feira (04/10), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, visitou as dependências do Consulado da Argentina, que está localizado no Empresarial Cícero Dias, em Boa Viagem, na zona sul da capital. O arcebispo atendeu ao convite do cônsul geral da Argentina para o Nordeste, Alejandro Funes Lastra, feito há cerca de dois anos, mas a visita não pode ser realizada na época por conta da pandemia.
“Nosso encontro estava agendado para 20 de março de 2020, quando a pandemia derrubou as agendas e todos precisaram ficar reclusos”, lembrou o arcebispo. “Agora, oportunamente, estamos aqui para um momento fraterno e muito felizes por essa graça de Deus”, comentou.

Uma bênção à equipe de colaboradores e ao espaço físico marcou o início do encontro, com a leitura da Palavra de Deus, preces e aspersão de água benta. Para o cônsul, que estava acompanhado da esposa Antonieta, a bênção é importante tanto para quem serve no Consulado como para quem recorre a ele em suas necessidades.

Na visita ao Consulado, dom Fernando deu detalhes da programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que vai acontecer de 11 a 15 de novembro, em Recife. O secretário geral do Congresso, monsenhor Albérico Bezerra, também estava presente. O Consulado da Argentina vai participar do evento com um estande montado na Feira Católica, no Centro de Convenções, contando a história da Virgem de Luján, da qual o Papa Francisco é devoto. Há um vínculo entre Argentina e Brasil (mais precisamente Pernambuco) no nascimento da devoção à Virgem de Luján, que é conhecida como a protetora dos motoristas e das estradas.
“Receber o arcebispo foi muito importante para nós, que estamos agradecidos pela oportunidade de divulgar, no Congresso, a história da nossa Virgem de Luján e sua conexão com Pernambuco”, disse Alejandro Lastra.
A visita desta terça-feira fez história: uma placa comemorativa na entrada do Consulado marcou o momento da presença do arcebispo, eternizada ainda em fotos com a equipe de colaboradores.
Pascom AOR









