Há 26 anos (31 de maio de 1997), morria no Real Hospital Português, no Recife, o missionário capuchinho frei Damião de Bozzano. O frade ganhou fama de santidade ao evangelizar nas famosas “santas missões” pelo Nordeste. O processo de beatificação e canonização de frei Damião foi aberto em 2003. Desde sua morte, o convento São Félix de Cantalice, no Pina, celebra a chegada do frei Damião no céu com missas e homenagens.
O período festivo, este ano, começou no dia 25 de maio, na matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Pina, com missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e procissão com o Santíssimo Sacramento até o convento. A última celebração aconteceu neste dia 31, presidida pelo ministro provincial dos Capuchinhos do Nordeste frei Franklin Alves, OFM Cap. e concelebrada por confrades ordenados.
Em dias diferentes, foram presidentes das celebrações os bispos dom Fernando Saburido, dom Limacêdo Antonio, dom Luís Pepeu e dom Severino de França.
Em sua homilia, frei Franklin destacou que “frei Damião abriu as portas da salvação para muitos e curou as feridas de muitas pessoas. Acolheu, escutou e aconselhou a tantos que buscavam em Deus o consolo, a alegria e a esperança. Como bom filho de São Francisco de Assis, fez-se instrumento da paz e do bem, levando amor, união, perdão, fé, verdade, esperança, alegria e luz; consolando, compreendendo, amando, se doando, se consumindo por causa do evangelho”.
Após a bênção, frades e romeiros dirigiram-se à capela onde está localizado o túmulo de frei Damião para rezar a oração de beatificação e agradecer pelo bom êxito da romaria. “Agradecemos também por todos aqueles que nesses dias de festa nos ajudaram das diversas formas”, disse frei Franklin. “Que Deus os retribua com graças do céu”.
Pascom AOR
Com informações da Pascom da Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Pina/Recife