COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL PARA A LITURGIA
Pe. Moisés Ferreira

No dia 13 de junho, celebramos Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares em toda a Igreja Católica. No calendário universal da Igreja, o dia de Santo Antônio é memória obrigatória. Mas, na Arquidiocese de Olinda e Recife e na cidade do Recife, Santo Antônio é o principal padroeiro. Por isso, a celebração de Santo Antônio tem sua peculiaridade.

Na cidade do Recife e nas paróquias ou comunidades onde ele for padroeiro, o dia litúrgico de Santo Antonio é Solenidade: a Missa com Glória, Credo e três Leituras, tomadas do Lecionário III: Isaías 61,1-3a; Salmo 88(89); 1 Carta de São Paulo aos Coríntios  2,1-10a.; Evangelho segundo Lucas 10, 1-9. Portanto, tem precedência sobre o 11º Domingo do Tempo Comum. As Missas da tarde ou da noite do próximo sábado são da Solenidade de Santo Antônio.

Nas demais cidades da Arquidiocese de Olinda e Recife e onde ele não for padroeiro principal, é apenas Festa: a Missa com Glória, e duas Leituras: Isaías 61,1-3ª; Salmo 88(89); Evangelho segundo Lucas 10, 1-9. As Missas da tarde ou da noite são do 11º Domingo do Tempo Comum.