Unidas em solidariedade às vítimas afetadas pelas consequências das chuvas no Rio Grande do Sul, dioceses e arquidioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB estão realizando campanhas para socorrer mais de um milhão de irmãs e irmãos. As ações buscam arrecadar dinheiro e itens de primeira necessidade como água e alimentos não perecíveis.

Até esta segunda-feira (6), o estado gaúcho já registrava 85 mortos, 276 feridos e 134 desaparecidos. Segundo a Defesa Civil, 201,5 mil pessoas estão fora de casa – 47,6 mil em abrigos e 153,8 mil desalojadas.

Os dados revelam o tamanho da catástrofe e demonstram a urgência nas iniciativas de socorro. Por isso, a Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), por meio da Cáritas Arquidiocesana, transformou a cúria metropolitana (avenida Rui Barbosa, 409, Graças, Recife), na zona norte da capital, em um ponto de arrecadação de água e alimentos.

A Igreja pernambucana também disponibilizou a chave-PIX (CNPJ) 29.420.681/0001-29 para receber doações em dinheiro.

“Famílias inteiras precisam neste momento ser atendidas em suas necessidades básicas, sua doação vai ajudar bastante. Participe desta campanha e reze por eles. Lembre-se: ‘a fé sem obras é morta’. A caridade é uma verdadeira atitude cristã”, afirmou o arcebispo e segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson.

A Diocese de Palmares (PE) também está fazendo campanha para arrecadar recursos financeiros que serão destinados aos moradores do Rio Grande do Sul. Os fiéis católicos e o público em geral podem ajudar doando qualquer valor via PIX por meio da chave (CNPJ) 10.193.944/0001-86.

Arquidiocese de Natal lançou a campanha “SOS Chuvas – Rio Grande do Sul”. As doações podem ser feitas por meio de transferência bancária (Caixa Econômica Federal – Agência: 0035, operação 1388, Conta Poupança: 738990313-0). Os fiéis também podem fazer doação através do PIX (telefone) 84 996751414.

“Será um gesto concreto de solidariedade do povo de Deus, presente no território da Arquidiocese de Natal, para com os irmãos que sofrem as consequências das enchentes, no Rio Grande do Sul”, reforça dom João Cardoso.

Juntos em oração

Assim como o Papa Francisco que, no fim do Regina Caeli do domingo (5), manifestou sua solidariedade aos gaúchos e destacou estar unido em oração, bispos da CNBB Nordeste 2 divulgaram mensagens de apoio às vítimas e conclamando os fiéis a permanecerem rezando pelas famílias e a se engajarem nas campanhas emergenciais.

“Estamos nos associando à campanha do [Regional] Sul 3 da CNBB pedindo que os nossos paroquianos possam colaborar fazendo a sua oferta através do PIX. Por menor que seja [a doação] é importante que sejamos solidários com nossos irmãos que estão sofrendo tanto”, afirmou o arcebispo da Paraíba (PB), dom Manoel Delson, em mensagem publicada nas redes sociais.

O arcebispo de Maceió (AL), dom Beto Breis, conversou com o arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Brustolin, e salientou que os irmãos gaúchos “estão ilhados, mas não isolados”.  “A solidariedade aproxima e rompe as situações de sofrimento, faça sua doação, sejamos solidários e generosos”, declarou o pastor. 
É possível ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul fazendo doações em dinheiro por meio do PIX da CNBB Sul 3 (CNPJ) 33.685.686/0001-41 ou da Arquidiocese de Porto Alegre (CNPJ) 92.679.935/0001-64.

Com informações da Pascom Olinda e Recife, Pascom Palmares, Pascom Natal e Pascom Maceió
Foto de capa: Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil

Fonte: CNBB NE2