Neste domingo (02), na igreja da Misericórdia, em Olinda, um grupo de fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife se reuniu para fazer memória do dia em que Jesus chegou a Jerusalém montado num jumento, antes do calvário. Era a celebração do Domingo de Ramos, para o qual a Igreja traz liturgia específica: a missa começa com a bênção dos ramos, faz-se leitura de um trecho do Evangelho e o povo, em seguida, sai em procissão, como se fez há cerca de dois mil anos, para aclamar Jesus rei, e somente assim dar continuidade à celebração eucarística.
Dom Fernando Saburido presidiu a celebração, aspergindo os ramos e seguiu com o povo em direção à igreja catedral do Santíssimo Salvador, cruzando o pequeno percurso do Alto da Sé. cura da catedral, padre João Bosco, Fala: Dom Fernando Saburido – Arcebispo de Olinda e Recife
Na catedral, alguns fiéis aguardavam para participar da missa que abre a Semana Santa dos cristãos católicos, a grande semana, quando se vive, com Jesus, o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. A leitura do Evangelho, narrando a Paixão e Morte do Senhor, foi feita em conjunto: pelo arcebispo, pelo cura da catedral padre João Bosco, pelo diácono Sílvio Mário e pelo povo.
Durante a homilia, dom Fernando reforçou a importância de participar, intensamente, das celebrações da Semana Santa. “Este é o momento mais especial de nossa Igreja, quando vivemos a Páscoa do Senhor”, disse. “Jesus passou pela cruz, pelo sofrimento, para nos salvar, para nos mostrar um reino de amor. Esse tempo de sofrimento não pode ser encarado pelos cristãos como um período de férias, como um feriado para descansar ou passear, mas sim um tempo de oração, para viver, em comunidade, a grandeza de Nosso Senhor, participando das celebrações”.
Durante a Semana Santa, haverá celebrações todos os dias nas paróquias. Dom Fernando participa, na quarta-feira, da Via Sacra da Fraternidade, no centro comercial do Recife, pela manhã. Na quinta-feira, preside a Missa do Crisma (Santos Óleos) pela manhã na catedral, em Olinda, e a Missa do Lava-pés na Comunidade do Pilar, em Recife. A Sexta-feira Santa será vivenciada na catedral, às 15 horas. A vigília pascal (no sábado de Aleluia) e a missa dominical de Páscoa também serão celebradas na catedral, em Olinda.
Veja a programação:
QUARTA-FEIRA SANTA (05/04)
8h – Via Sacra da Fraternidade (início no Pátio de São Pedro, depois percorre as ruas do centro comercial do Recife).
11h – Missa de encerramento na Basílica Nossa Senhora do Carmo presidida por dom Fernando Saburido.
QUINTA-FEIRA SANTA (06/04)
9h – Missa do Crisma na Catedral (Olinda) com todos os bispos, padres e diáconos. Na ocasião, se faz a renovação das promessas sacerdotais, a bênção e consagração dos Santos Óleos.
16h – Celebração da Ceia do Senhor (Missa do Lava-pés) na capela da Comunidade do Pilar, no Recife Antigo, inspirada no tema da Campanha da Fraternidade.
SEXTA-FEIRA SANTA (07/04)
15h – Celebração da Paixão e Morte do Senhor na Catedral (Olinda).
Logo após a celebração, acontecerá a procissão do Senhor Morto pelas ruas de Olinda. Percurso: da Catedral para a rua Bispo Coutinho, Largo da Misericórdia, rua Saldanha Marinho, Largo do Amparo, rua do Amparo, Quatro Cantos, rua Treze de Maio, rua de São Bento, praça Monsenhor Fabrício (em frente à prefeitura), rua 27 de Janeiro, praça de São Pedro, Av. da Abolição, praça do Carmo, rua de São Francisco e encerra no convento Franciscano de Olinda.
SÁBADO DE ALELUIA OU SÁBADO SANTO OU VIGÍLIA PASCAL (08/04)
20h – Vigília Pascal na Catedral (Olinda).
DOMINGO DE PÁSCOA (09/04)
9h – Missa da Páscoa na Catedral (Olinda).
Pascom AOR