Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa foi empossado arcebispo de Olinda e Recife em 13 de agosto de 2023, em cerimônia realizada no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, no Recife. Sucessor de dom Fernando Saburido, o novo arcebispo completou, portanto, um ano de pastoreio e presidiu missa em ação de graças na catedral metropolitana do Santíssimo Salvador, no Alto da Sé, em Olinda, com participação de boa parte do clero arquidiocesano e presença de leigos dos diversos movimentos e pastorais da Igreja.
No presbitério estavam os vigários gerais e episcopais, que ajudam dom Paulo no governo da Arquidiocese. Muitos seminaristas participaram da celebração – vindos do Seminário Maior, de Olinda, e do Seminário Propedêutico, de Igarassu. A formação dos seminaristas, inclusive, é uma das ações prioritárias deste governo de dom Paulo.
Por ser o dia dedicado a Santa Dulce dos Pobres, e tendo na celebração leituras que revelavam como é doce a Palavra do Senhor, dom Paulo Jackson lembrou aos fiéis que o nome Dulce significa doce. “A palavra de Deus é doce como o mel que sai da rocha, mas vira profundamente amarga quando toca nossas entranhas e revira nossas vidas numa experiência verdadeira de Deus”, disse o bispo. “Santa Dulce viveu isso: teve a caridade como grande plano de pastoral e foi, posso dizer, ojerizada pela sociedade por cuidar dos pobres e doentes, mas contando sempre com o amor misericordioso de Deus”.
Dom Paulo Jackson apresentou, na homilia, algumas vivências neste primeiro ano de pastoreio. Classificou com uma das grandes alegrias a comunhão com o povo, a graça de viver entre o povo de Deus e ser Igreja. Como desafios, apresentou alguns mais prementes: diminuir as desigualdades sociais no território da Arquidiocese e enfrentar a crise de transmissão da fé, fazendo chegar a Palavra de Deus às pessoas que mais precisam.
O arcebispo emérito dom Fernando Saburido não participou da celebração por estar pregando retiro para alguns seminaristas da Arquidiocese, mas enviou mensagem na qual expressou sua gratidão e carinho a dom Paulo: “Faz exatamente hoje, memória de Santa Dulce dos Pobres, um ano que tive a alegria de lhe passar o báculo de dom Vital, símbolo da missão à frente da nossa querida Arquidiocese de Olinda e Recife. Sua presença de pastor amável no meio de nós tem sido um verdadeiro dom de Deus. Obrigado por tudo, agradeço de maneira especial a fraternidade entre nós. A cada dia vou lhe conhecendo melhor e cresce, cada vez mais, meu carinho por vossa pessoa e ministério. Do retiro, com seus futuros diáconos, estamos unidos em oração e ação de graças. Parabéns”.
Os cinco seminaristas em retiro serão ordenados diáconos para a Igreja de Olinda e Recife no próximo dia 17 de agosto, por imposição das mãos e prece consecratória de dom Paulo Jackson. A ordenação diaconal é exigida para a ordenação sacerdotal que deve acontecer em dezembro.
Pascom AOR