A “Catequese com o bispo” volta ao calendário das juventudes da Arquidiocese de Olinda e Recife, depois de 5 anos. O Arcebispo Metropolitano dom Paulo Jackson da Nóbrega acolherá os jovens das diversas expressões juvenis da AOR para uma manhã de partilha e encontro. A catequese acontecerá no sábado dia 9 de julho de 2024, das 8h30 às 12h, no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima (Av. Oliveira Lima, 824 – Soledade, Recife – PE), com a temática do Sínodo da Arquidiocese de Olinda e Recife, o bispo levará os jovens a refletir sobre o tema: “Juventudes a caminho da sinodalidade”.

“O Papa Francisco tem insistido muito com a Igreja do mundo todo sobre essa temática [da sinodalidade]. Somos uma Igreja sinodal, uma Igreja que caminha junto com uma espiritualidade de comunhão, com processos de comunhão e também com organismos de comunhão” recordou dom Paulo em vídeo publicado nas redes sociais.

N?a catequese os jovens além de aprofundarem sobre a fé católica, seus dogmas e princípios. São entusiasmados para viver como sujeitos eclesiais, dispostos a missão de ser sinal de Deus para outros jovens, dispostos a viver o projeto de Jesus em suas vidas.

Durante a manhã, dom Paulo Jackson apresentará o tema, tirará dúvidas e responderá as perguntas da sua juventude. Uma das perguntas que o arcebispo responderá é “o que dom Paulo espera das juventudes da Arquidiocese?”.

Desde sua origem como atividade das juventudes a catequese com o bispo da Arquidiocese de Olinda e Recife tem o objetivo de promover interação e aproximação entre os jovens e o arcebispo, levando a juventude a reconhecer-se peça importante para evangelização e construção da civilização do amor.

Para participar da  catequese a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para as Juventudes realiza inscrição por meio de formulário online.

Para os membros da comissão organizadora, a Catequese é uma maneira de motivar os jovens a missão nos mais diversos locais em que estão presentes. Victor Hugo, Coordenador Nacional da Pastoral da Juventude pelo Regional Nordeste 2 e membro desta comissão disse que “espera que o diálogo com o bispo ajude à juventude a entender o que é, e qual o significado da sinodalidade na vivência do ser cristão/ã”.

A expectativa do coordenador arquidiocesano do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), Pedro Victor Bacelar, é “que seja um momento de muita fraternidade, e sobretudo, que possamos estar abertos  ao  agir de Deus através das palavras do nosso arcebispo para que sejamos canais da graças e ensinamentos a tantos outros jovens”.

O tema da catequese é motivado pelo processo sinodal que a Arquidiocese de Olinda e Recife viverá a partir de 2024. O Sínodo arquidiocesano tem o objetivo de prestar auxílio ao bispo no exercício da função que lhe é própria, de guiar a comunidade cristã.

A Catequese já contou com a participação do arcebispo emérito de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, e dos bispos de Afogados da Ingazeira – PE, dom Limacêdo Antonio, e de Cruz das Almas – BA, dom Antônio Tourinho Neto.

Com o intuito de “formar tendo em vista a sinodalidade e a pastoral de conjunto contemplando os diversos atores da pastoral juvenil” (Cf. Ao seu lado) a Catequese é aberta a todo o povo de Deus da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Dom Paulo Jackson da Nóbrega – Nomeado pelo Papa Francisco Arcebispo de Olinda e Recife em 14 de junho de 2023, é Mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma (1997-2000) e Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010). Sagrado bispo em 18 de julho de 2015 seu lema episcopal é “In Verbo tuo” (Na tua Palavra). Já tendo se encontrado com algumas expressões juvenis da AOR, na Catequese terá seu primeiro encontro com toda a juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife para ensiná-la e escutá-la.

Fonte: Comissão Arquidiocesana de Pastoral para as Juventudes – Paulo Araújo