A Santa Casa de Misericórdia do Recife, entidade ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife, foi homenageada em Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na noite desta quinta-feira (05). O auditório ficou lotado para reconhecer a importância da instituição filantrópica, que celebra 165 anos de fundação, prestando relevantes serviços nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, além de colaboradores de todas as Unidades da Santa Casa. O arcebispo de Olinda e Recife, que, por estatuto, também é presidente da Santa Casa, dom Paulo Jackson, lembrou que o legado humanitário da instituição vem desde o século 16, acolhendo pessoas menos favorecidas, o que ele chamou de “os preferidos de Jesus”.
Para dom Paulo, o trabalho da Santa Casa cumpre bem a missão de cuidado e de compaixão com o próximo. “A lógica do trabalho de Jesus é a lógica da inclusão. É isso que está na base da doutrina social da Igreja”, ressaltou. O arcebispo também comentou o momento financeiro delicado da Santa Casa e convocou as autoridades dos governos e toda a sociedade para ajudar, seja com parcerias e apoio institucional, por meio de emendas parlamentares, ou até mesmo com voluntariado e doações.
A sessão foi presidida pelo deputado estadual Mário Ricardo e teve autoria da deputada estadual Débora Almeida. “Essa é uma justa homenagem da casa que representa os pernambucanos para a entidade que cuida de muitos pernambucanos. Celebrar a Santa Casa de Misericórdia é parabenizar todos que fazem parte desta instituição que vem fazendo um belo trabalho para a nossa população”, ressaltou a parlamentar.
Além dos deputados e do arcebispo, a mesa foi composta pelo superintendente geral da Santa Casa Recife, Júlio Gil Freire; os diretores Lyssa Maia e Pedro Lopes, além da secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti e da chefe do gabinete do Recentro, Ana Paula Vilaça. O Coral da Santa Casa, formado por colaboradores, fez uma breve apresentação, emocionando o público presente no Auditório Sérgio Guerra.
Toda a cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Alepe e está disponível no YouTube.
Texto: Cínthia Carvalho – Comunicação da Santa Casa