Neste domingo (9), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, participou das comemorações pelos cinco anos de criação do Oratório Nossa Senhora do Rosário, localizado na Rua da Conceição, no bairro da Boa Vista, no Recife. O reitor do Oratório, padre Jurandir Dias, convidou o arcebispo a participar da missa das 11 horas da manhã, que é celebrada na forma tridentina do rito romano.
Como acontecia antes do Concílio Vaticano II realizado de 1962 a 1965, a missa na forma tridentina traz muitos detalhes como liturgia em latim, sacerdote geralmente virado para o altar, uso de véus para mulheres, vestimentas litúrgicas mais elaboradas e comunhão exclusivamente de joelhos e na boca. As homilias, no entanto, são feitas em português, como na “missa nova”. A partir do Concílio Vaticano II, as missas deixaram de ser rezadas em latim e passaram a ser rezadas nas línguas de cada país, com o intuito de aproximar a liturgia do povo, promovendo sua maior participação.
O padre Jurandir Dias explica que o Oratório Nossa Senhora do Rosário é a igreja na Arquidiocese indicada pelo bispo a celebrar a missa na forma tridentina do rito romano. Atualmente, celebram em latim no Oratório, além do reitor Jurandir, os padres Moisés Ferreira, Sérgio Muniz e José Vila Nova. “Somos uma mesma e única Igreja, sob a autoridade do Papa Francisco e do nosso arcebispo. Queremos caminhar juntos e nos inserirmos nas atividades de nossa Igreja particular. O oratório acolhe visitantes de muitos lugares que apreciam a Missa Tridentina, advindos de tantas paróquias da Arquidiocese, de outras dioceses e até de outros estados. Como toda paróquia, temos uma caminhada pastoral com diversos grupos e movimentos”, revela o reitor.
O arcebispo foi ao Oratório, participou da missa, fez a homilia e depois almoçou com os fiéis. A visita faz parte da maratona de conhecer as 150 paróquias – das quais já visitou 102 em apenas nove meses de arcebispado -, seis santuários, sete basílicas e as quase 50 comunidades de religiosos e religiosas consagrados na Arquidiocese de Olinda e Recife.
As missas em latim acontecem sempre nos sábados às 15h; domingos às 9h e 11h; quartas e 1ª sexta do mês às 19h. Também há missas em português no Oratório nas sextas-feiras ao meio-dia e nos domingos às 17h.
Pascom AOR