Abrindo as comemorações dos 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC-Brasil) em Pernambuco, cerca de 150 pessoas, a maioria de vocacionados ao sacerdócio, participaram até esta sexta-feira (10) do Retiro Nacional para Seminaristas (RENASEM). O encontrou foi realizado no Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, em Olinda (PE), iluminado pelo tema “Oração, Partilha e a Graça da Fraternidade”.
De acordo com a organização, o RENASEM 2025 teve como objetivo proporcionar um ambiente de intensa espiritualidade, além de fortalecer os laços de fraternidade entre os participantes. O pregador desta 45ª edição do encontro, que teve início na segunda-feira (6), foi o bispo da República dos Camarões, dom Sóstenes, que conduziu momentos de reflexão e oração.
Entre os convidados, também estiveram presentes o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Josivaldo Bezerra; o bispo da Diocese de Caruaru (PE), dom José Ruy Lopes; e o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
“O RENASEM é muito importante porque, como nos diz São João Paulo II na Pastores Dabo Vobis, todo vocacionado não é convidado a romper com os movimentos nos quais lhe geraram a vocação. Então, nós somos chamados a permanecer nesse vínculo, por isso é importante para fortalecer a espiritualidade e a identidade carismática”, afirmou o coordenador nacional de seminaristas da RCC-Brasil, Emerson Sávio.
Para Lucas Delmondes, seminarista da Diocese de Salgueiro (PE), que participou pela primeira vez do RENASEM, o encontro foi uma oportunidade de renovação. “Um verdadeiro kayrós, tempo da graça de Deus na minha vida, experenciando as maravilhas de Deus na minha vocação e fortalecendo a minha fé rumo ao sacerdócio”, disse.
Com informações da TV Canção Nova
Fotos: Ministério para Seminaristas – RCC Brasil
Fonte: CNBB NE2