No último domingo, 08 de março, a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, que foi construída pela Arquidiocese de Olinda e Recife, comemorou seu 2° aniversário de funcionamento. A Fazenda está localizada em Muribequinha, no município de Jaboatão dos Guararapes, sendo a 1ª unidade da Região Metropolitana do Recife voltada à reabilitação de homens com dependência química.
Para comemorar o 2º aniversário, a Fazenda da Esperança de Jaboatão reuniu os acolhidos, seus familiares, voluntários, membros dos Grupos Esperança Viva (GEV) e amigos em uma programação especial. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido presidiu uma Missa em Ação de Graças na capela provisória da Fazenda. Em seguida, os acolhidos, familiares, voluntários e amigos confraternizaram-se em uma Feijoada Beneficente. Os valores arrecadados com a Feijoada Beneficente foram direcionados para a construção da capela da Fazenda da Esperança. Pensando em oferecer um momento de convívio familiar aos acolhidos e seus parentes, nesta edição da festa, algumas voluntárias da Fazenda da Esperança organizaram um “Espaço da Criança” na Casa Dom Fernando, para cuidar dos filhos dos acolhidos durante a Missa. A criançada participou de brincadeiras e atividades recreativas com entusiasmo.
Em sua homilia, dom Fernando rendeu graças pelo Dia Internacional da Mulher e expressou a sua gratidão aos diáconos que vêm servindo à Fazenda da Esperança, os diáconos Antão Marcelo, Antônio Sebastião e Ivande Laurentino. Segundo destacou o arcebispo, é uma graça de Deus a Arquidiocese contar com uma Fazenda da Esperança em seu território.
Durante a celebração Eucarística em Ação de Graças, dom Fernando anunciou que a Fazenda da Esperança de Jaboatão vai ganhar um Diretor Espiritual: o padre Renan Maurício da Silva. O metropolita explicou que em abril será criada a Área Pastoral em Comporta, Jaboatão, vinculada à paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Muribeca e que o padre Renan atuará na Área Pastoral e também prestará assistência religiosa aos acolhidos pela Fazenda da Esperança.
Antes do término da celebração, o padre Renan Maurício exprimiu a sua gratidão pelo novo compromisso assumido, falou que o amor norteará o seu novo trabalho e pediu orações. O coordenador da Fazenda da Esperança de Jaboatão, Edson André Ramos expressou a sua gratidão a dom Fernando pela confiança e incentivo, salientando que sempre recebe o apoio de todos os funcionários da Arquidiocese e de toda a igreja. O vigário episcopal do Vicariato Várzea, padre Paulo Sérgio Monteiro também esteve presente à celebração de aniversário.
Após o almoço, os acolhidos e convidados participaram dos parabéns pelo segundo aniversário da Fazenda da Esperança de Jaboatão. Simbolizando a união desta Igreja Particular, o arcebispo e os dirigentes da Fazenda cortaram o bolo de aniversário. Em seguida, dom Fernando anunciou que a Arquidiocese lançará uma campanha pedindo doações para impulsionar a construção da capela definitiva da Fazenda da Esperança. “Já estão prontos os alicerces da capela, mas precisamos de recursos para concluir a obra”. O arcebispo informou que a capela vai ser dedicada a Santa Dulce dos Pobres, por saber que a santa baiana e o trabalho caritativo desenvolvido pela Fazenda da Esperança possuem o mesmo objetivo de amar os excluídos.
Quem desejar apoiar a Fazenda da Esperança de Jaboatão pode tornar-se um “Embaixador da Esperança”, doando valores regularmente. Também existem produtos da Fazenda da Esperança à venda no escritório da Fazenda, localizado na Cúria Metropolitana, bairro das Graças, Recife. O telefone para contato é: (81) 3271-4270 (ramal 248) e o horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8 às 12h e das 13h às 17h.
De acordo com o coordenador da unidade de Jaboatão, Edson André Ramos, ainda falta construir a capela, um campo de futebol, iluminar e pavimentar o terreno. A Fazenda da Esperança de Jaboatão teve o início de sua construção em 2017. Graças ao apoio de doadores, a Unidade possui atualmente três casas, um refeitório e auditório e uma capela provisória. Até o momento, a Fazenda da Esperança de Jaboatão está com 26 moradores, sendo 24 acolhidos em tratamento e dois voluntários monitorando os acolhidos.
Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança – A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica reconhecida pelo Vaticano e está presente em 16 países, entre eles Argentina, México, Alemanha e Filipinas. A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos, criada no Brasil, em 1992, pelo frei Hans Stapel. Segundo ele, cerca dos 80% internos que passam por tratamento na Fazenda da Esperança se recuperam. Em Pernambuco, a Unidade Jaboatão é a quarta construída no Estado e a 130ª unidade no mundo. Já funcionam uma em Caruaru e duas em Garanhuns.
Serviço:
Informações: (81) 3271-4270 (ramal 248) e (81)97113-2260 jaboataodosguararapes.m@fazenda.org.br
Grupos
Esperança Viva (GEV) – reuniões de acompanhamento e apoio aos
ex-acolhidos:
Paróquia Cristo Redentor (Jordão, Recife) – sr. Júnior: (81)98593-4816
sextas-feiras (19h30)
Paróquia das Graças (Graças,
Recife) – sr. Cláudio: (81) 98573-1333
sábados (15h)
(Pascom Arquidiocese de Olinda e Recife)