Um dos fundadores da Fazenda, Nelson (de azul), em visita recente à Unidade Jaboatão

Para celebrar o primeiro ano de tratamento, as Fazendas da Esperança comemoram em todo o mundo o “Dia Internacional do Es”, sempre no último dia de janeiro. “Es” é a abreviação da palavra Esperança e foi o nome escolhido pelos fundadores da Fazenda, em uma denominação específica, para todos aqueles que terminam o ano nas Fazendas ou nos Grupos Esperança Viva (GEV). Inspirada pelo espírito de gratidão e comunhão, neste 2020 a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique, construída pela Arquidiocese de Olinda e Recife e inaugurada em 2018 em Muribequinha, Jaboatão, celebra o “Dia do ES” no sábado, 1° de fevereiro, a partir das 9h. Estão confirmadas as presenças do padre Anderson Joaquim Fontes (Coordenador Regional das Fazendas Nordeste I) e do vigário episcopal do Vicariato Várzea, padre Paulo Sérgio Monteiro, que vai atender as confissões e presidir a Missa. A programação do “Dia do Es” oferece um dia inteiro de momentos de louvor, gratidão, oração e confraternização, permeado pelo testemunho de reeducandos que fizeram o tratamento na Fazenda da Esperança e mudaram o rumo de suas vidas, largando a dependência químicas e sua consequências.

Dom Fernando Saburido e familiares de reeducando em tratamento na Fazenda de Jaboatão

O “Dia do Es” abrange também as pessoas que completam seu 1º ano de acompanhamento no Grupo Esperança Viva (GEV), grupos ligados às paróquias, formados por voluntários e por egressos da Fazenda da Esperança, para dar suporte aos familiares e aos egressos do tratamento nas Fazendas da Esperança. No Recife, existem dois GEV’s: um na paróquia de Nossa Senhora das Graças, bairro das Graças e outro na paróquia Cristo Redentor, no Jordão.

O coordenador da Fazenda da Esperança de Jaboatão, Edson André Ramos explica que o envolvimento da família é fundamental na recuperação dos reeducandos. André acrescenta que o Dia do Es é um momento que reúne todos os outros reeducandos da região que já fizeram sua recuperação em alguma Fazenda da Esperança. Ou seja, é um momento de celebrar a vida nova, de festejar um recomeço. Em menos de dois anos de atendimentos, a unidade de Jaboatão conta com 10 reeducandos egressos do tratamento. Para concluir o tratamento na Fazenda da Esperança é necessário passar por 12 meses de convivência nas dependências da Fazenda, participando das atividades religiosas, da partilha em comunidade e inserido nos serviços domésticos e laborais. Tudo sob a supervisão dos profissionais da Fazenda da Esperança e contando com o envolvimento da família do reeducando.

Capela da Fazenda Padre Antônio Henrique, em Muribequinha, Jaboatão

padre César Augusto dos Santos

O padre César Augusto dos Santos, sacerdote que acompanha e orienta os GEV’s e as Fazendas da Esperança no Brasil deixa uma mensagem de entusiasmo aos ES e explica a diferença entre ser Es e ser Ex: “É um dia para pensar a vocação e a missão dos Es, é um momento de partilha. O Ex é aquele reeducando que cumpriu o seu ano e concluiu um compromisso, aprendeu muitas coisas. O Es é aquele que completou o seu ano, saiu da Fazenda e leva consigo, para o mundo, os valores e o carisma da Fazenda da Esperança. Em outras palavras, se o reeducando sai da Fazenda e não se torna um portador do carisma da Fazenda fora dela, ele se torna um Ex”.

Uma programação especial foi pensada e organizada pela Irmã Sônia, junto com Edson André e os GEV’s de Recife, para a comemoração que acontece na Fazenda Padre Antônio Henruque, em Jaboatão. “Tod(os)as ES estão convidados”, anuncia o coordenador da unidade. Para participar do evento, é cobrada uma taxa de adesão no valor simbólico de R$10,00. Informações: (81)98573-1333/99887-0332.

Programação do Dia do Es na Fazenda da Esperança de Jaboatão (01/02, sábado):

 9h – acolhida

9h30 – canções

9h45 – tema: Renascidos para uma Esperança Viva

10h30- Feedback e comunhões

11h – intervalo

11h15 – O papel do GEV no mundo

12h30 – Almoço

14h – canções

14h15 – Comunhão de experiências

15:30 – lanche

16h – Missa e Adoração

(Pascom AOR)