A organização da 326ª Festa de Nossa Senhora do Carmo apresentou os detalhes da programação deste ano, quando se celebra o centenário da Basílica do Carmo do Recife. De 06 a 16 de julho, fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife vivem o tema “Ave, Virgem do Carmo, Mãe e Imagem da Igreja, Teu povo em festa celebra o Pão da Vida!” e o lema “Todos eles perseveravam unânimes na oração, juntamente com Maria, Mãe de Jesus” (Cf. At 1, 14). A temática faz referência ao 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que será realizado na Arquidiocese de 11 a 15 de novembro próximo.

Descerramento de placas, nova coroa para Nossa Senhora e retorno da missa campal e procissão (após dois anos de pandemia) marcam a festa. A nova coroa da imagem de Nossa Senhora e o novo manto do menino Jesus foram produzidos especialmente para o centenário da Basílica.

O novenário em honra a Nossa Senhora do Carmo acontece de 06 a 14 de julho, sempre às 19h. No dia 15, às 18h30, haverá solene celebração das Vésperas – uma das cinco orações oficiais da Igreja Católica, com liturgia semelhante à da missa.

A grande festa será no dia 16 de julho, com missas começando à 0h. Sim, no primeiro minuto do dia 16, haverá missa na Basílica do Carmo em honra à padroeira! Missas serão celebradas de hora em hora, simultaneamente, desde a madrugada, dentro da basílica e no claustro da igreja (área interna do convento).

Como forma de acolher o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), a ser realizado na Arquidiocese em novembro, a missa solene das 9 horas da manhã do dia 16 será celebrada dentro da Basílica do Carmo, com a presidência do secretário geral do 18º CEN, monsenhor José Albérico Bezerra.

A missa campal, tão esperada, será celebrada no pátio do Carmo, às 15h, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Após a missa, haverá procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo, com previsão de saída às 16h30 da igreja da Ordem Terceira do Carmo, que fica ao lado da Basílica. A imagem que será acompanhada pelos fiéis em procissão é a mesma que, em 1951, percorreu igrejas em todo o Brasil nas comemorações dos 700 anos do escapulário. Em 2019, esta imagem peregrinou nas paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife em comemoração ao centenário da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo como Rainha de Recife e de Pernambuco. O roteiro da procissão será o seguinte: Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Av. Guararapes e Av. Dantas Barreto.

Última festa com missa campal aconteceu em 2019

Mantendo a tradição, após as missas celebradas durante todos os dias da festa, haverá, benção e imposição dos escapulários, pequeno colar com as imagens de Nossa Senhora do Carmo e de seu Filho Jesus, que confere proteção ao devoto. De acordo com a ordem carmelita, no dia 16 de julho de 1251, a Virgem Maria apareceu para o frei Simão Stok, então superior dos Carmelitas, entregando-lhe o Escapulário e lhe disse: “Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno”. Desde então, o escapulário passou a fazer parte do hábito da congregação.

Serviço:

326ª Festa de Nossa Senhora do Carmo
Data: 6 a 16 de novembro de 2022
Local: Basílica do Carmo do Recife – Avenida Dantas Barreto, bairro de Santo Antônio

6 a 14 de julho
Santas Missas às 7h, 9h, 12h e 15h (basílica) e às 11h e 13h (claustro)
19h – Novenário

15 de julho
Missas – 7h às 15h (basílica e claustro) de hora em hora, simultaneamente
18h30 – Vésperas

16 de julho
A partir da 0h – Missas (basílica e claustro) de hora em hora, simultaneamente
09h – Missa Solene na Basílica (presidida por Mons. José Albérico Bezerra)
15h – Missa Solene Campal (presidida por D. Fernando Saburido)
16h30 – Procissão

Pascom AOR