José de Nazaré, o gigante do silêncio, está mais vivo que nunca, atraindo dia após dia milhares de pessoas e atuando em suas vidas de maneira extraordinária. Quem realmente foi este homem que viveu há 2 mil anos? Por acaso, uma simples figura de Belém? Sobre ele está escrito que foi um homem humilde, prudente, justo e, sobretudo, PAI.

O filme é uma viagem em busca dos vestígios de São José. Depois de quase um ano de pesquisa, selecionamos
depoimentos atuais e extraordinário de pessoas simples, marcadas pela ação do santo em suas vidas. O percurso levou a lugares pouco conhecidos, como Cotignac na França ou Tuscania na Itália, onde São José apareceu no passado. Na Espanha descobrimos a presença especial de São José em Toledo, em Ávila e em Barcelona, onde as filmagens aconteceram tanto no templo da Sagrada Família, como no Santuário de São José da Montanha.

“Coração de Pai” destaca a especial ‘ação’ de São José em nossos dias, justificada pela atual crise da figura
paterna e pela necessidade de reconstruir a unidade familiar. A figura do Patriarca tem sido fortalecida pelos últimos Papas, desde Pio IX, que o nomeou Patrono da Igreja, até Francisco, que declarou 2021 como o Ano Jubilar de São José. Francisco revelou que coloca aos pés de sua imagem pedacinhos de papel com as intenções que lhe são confiadas.

Para Andrés Garrigó, diretor e produtor do documentário: “Este filme completa o que podemos chamar de a ‘Trilogia de Goya’ – ‘Coração Ardente’, ‘Fátima, o último mistério’, e ‘Coração de Pai’, que representariam a ‘Trindade da Terra’ – Jesus, Maria e José”.

“O percurso também nos levou a outros continentes. Nos Estados Unidos, entrevistamos Donald Calloway que passou de uma juventude turbulenta com sentenças de prisão para uma conversão que culminou no sacerdócio e a propagação do amor ao Patriarca. No Peru, a câmera seguiu as coloridas procissões a São José nas ruas de Cusco. Nas Filipinas nos detivemos no grande Santuário Nacional de São José na Ilha de Cebu, explicado por um de seus ex-paroquianos, Dom Bernardito Auza, hoje Núncio Apostólico na Espanha”.

Fonte: Divulgação Kolbe Arte Produções