De 18 a 21 de agosto, a cidade histórica de Olinda, em Pernambuco, será a capital da Ordem Franciscana Secular (OFS), com franciscanos seculares vindo de todas as partes do Brasil para o 39º Capítulo ou Assembleia Geral Extraordinária Avaliativa e para o 16º Capítulo ou Assembleia Extraordinária Nacional Eletiva. Os eventos serão sediados nas dependências da Pousada Convento da Conceição, na Cidade Alta, próximo à Catedral do Santíssimo Salvador.

Os franciscanos seculares são leigos que ingressam em grupos de vivência cristã, professando sua fé na promessa de seguimento do Evangelho à maneira de São Francisco de Assis e de Santa Clara. Os participantes do Capítulo (chamados de capitulares) terão uma agenda intensa a cumprir em Olinda, como celebrações eucarísticas, avaliações da caminhada, programação cultural e eleição dos novos conselhos nacional e regional.

“Os dois capítulos (eletivo e avaliativo) serão realizados no mesmo período como forma de resgatar o tempo que ficamos parados por conta da Covid-19”, explicou o ministro regional OFS, Ebevaldo Nascimento. “Será graça de Deus reunir os 18 regionais que compõem a Ordem Franciscana Secular do Brasil, para eleger o novo conselho que vai dirigir a OFS do Brasil durante o triênio de 2022-2025”, completou.

Um dos participantes mais esperados é o húngaro Tibor Kauser, ministro internacional da Ordem. Ele preside o Capítulo que terá ainda a presença da ministra nacional Maria José Coelho e do ministro regional Ebevaldo Nascimento. Os quatro dias de encontro serão norteados pelo tema “Franciscanas e Franciscanos Seculares: Espelhos de Cristo como Profetas da Esperança”. O tema foi inspirado na mensagem do Papa Francisco, dirigida aos participantes do último Capítulo Geral: “Que os franciscanos seculares sejam espelhos de Cristo no mundo”.

Nascida em 1221 com a aprovação do documento “Memoriale Propositi” e sob o nome de “Ordem da Penitência”, a partir de 1289 foi denominada Ordem Terceira de São Francisco. Em 1978, a renovação das regras – confirmada pelo Papa Paulo VI – dava-lhe a atual denominação de “Ordem dos Franciscanos Seculares”.

Para Edson Oliveira, da equipe extraordinária de comunicação deste capítulo, a realização dos eventos em Olinda é bem significativo: “Aqui aconteceu a fundação da primeira OFS e também do primeiro convento franciscano do Brasil, e agora esse evento vem ao berço do franciscanismo avaliar as ações nacionais, animando e adequando o carisma na realidade em que vivemos”, disse.

Momento marcante será o cortejo em homenagem ao Servo de Deus Dom Helder Câmara, que sairá logo cedo do Convento da Conceição, em direção à Catedral, no dia 19, sexta-feira.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 18 (quinta-feira)
Às 14h30, recepção dos capitulares no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre (com bloco lírico), reunião com frades assistentes espirituais da OFS no período da tarde e celebração eucarística no Convento da Conceição às 18h00.

Dia 19 (sexta-feira)
Às 6h45, cortejo com homenagem a Dom Helder, em direção à Catedral, com celebração eucarística de abertura, às 07h00, da qual participam também irmãos das fraternidades locais, incluindo a de Olinda que é a mais antiga do Brasil. À tarde e à noite, atividades do Capítulo no Convento da Conceição.

Dia 20 (sábado)
Pela manhã e à tarde, capítulo eletivo; às 19h30, confraternização dos capitulares em noite cultural, iniciando-se com cortejo do Convento da Conceição em direção ao Convento Franciscano de Olinda, o primeiro do Brasil.

Dia 21 (domingo)
Pela manhã, continuidade do capítulo com missa de posse dos eleitos às 11h00. Em seguida, almoço de encerramento.

Pascom AOR