Na última sexta-feira, 13/12/2019, o Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido criou a paróquia dedicada a Santa Luzia, no bairro de Cruz de Rebouças, Igarassu. Está é a 3ª paróquia dedicada à santa protetora da visão no território da Arquidiocese, a 4ª paróquia do Vicariato Igarassu e a 143ª paróquia da Arquidiocese. A paróquia nascente foi desmembrada da área pastoral Santa Luzia, pertencente à paróquia de Nossa Senhora do Rosário, também em Cruz de Rebouças, Igarassu. O Arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a solenidade de ereção canônica e concedeu a posse ao padre Edvan Santos da Silva como primeiro administrador paroquial de Santa Luzia. Concelebraram a Missa o vigário episcopal do Vicariato Igarassu, padre Hélio Nascimento, além dos sacerdotes e diáconos que compõem o vicariato.
A nova matriz paroquial ficou pequena para acolher todos os convidados. No lado externo da matriz foi instalado um telão para os paroquianos acompanharem a celebração Eucarística. Compareceram à solenidade o prefeito de Igarassu, Mario Ricardo Santos de Lima e a primeira dama, além de paroquianos de todo o Vicariato Igarassu.
Como parte do rito de criação canônica da nova paróquia de Santa Luzia, foram realizadas as leituras do decreto de ereção canônica e do decreto de posse do novo administrador paroquial. Diante do arcebispo dom Fernando e da comunidade, o novo administrador paroquial padre Edvan Santos da Silva renovou seu juramento de fidelidade, a profissão de fé e as promessas sacerdotais. O sacerdote incensou o sacrário e em seguida, recebeu das mãos do arcebispo a provisão de posse canônica e as chaves do sacrário. A assembleia aplaudiu feliz o novo administrador paroquial.
Refletindo sobre o Evangelho, em sua homilia dom Fernando destacou que a morada definitiva dos cristãos deve ser junto a Deus e até lá, a nossa vida deve ser uma preparação para o encontro definitivo com o Criador. “Devemos viver na Terra a fraternidade, onde existe o amor e o respeito, assim a nossa existência será reflexo do Reino de Deus”, acrescentou o metropolita. Dom Fernando explicou que o novo administrador paroquial está habilitado a exercer o tríplice múnus, ou seja, administrar, santificar e ensinar junto ao povo de Deus.
Nos momentos finais da celebração, o padre Edvan apresentou aos paroquianos o projeto de reforma e reestruturação para uma nova matriz. Também foi reservado um momento para homenagear a congregação das Irmãs Filhas de Santana, as religiosas e sacerdotes focolarinos do Centro Mariápolis e ao padre Josias, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Cruz de Rebouças). Na rua da matriz paroquial aconteceu uma apresentação de Maracatu e quermesse para envolver a comunidade na festa de Santa Luzia.
(Pascom AOR)