No âmbito do território da Arquidiocese de Olinda e Recife existem jazigos e ossuários sob a administração da Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades e Confrarias, coordenada pela Gerência Geral das Irmandades, desde o ano de 2013. Geralmente nos jazigos e ossuários das Irmandades e Confrarias é permitida a deposição dos restos mortais de fiéis leigos, mediante o atendimento a algumas regras. As regras de funcionamento, administração, recolhimento de taxas, bem como os interesses dos titulares usufrutuários dos jazigos e ossuários na circunscrição arquidiocesana são regidos por decretos, publicados por esta arquidiocese.
Para conferir maior transparência ao público e padronizar/centralizar/sistematizar a gestão de jazigos e ossuários na jurisdição arquidiocesana, também foi criada a Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades como expressão do zelo da Igreja para com a memória dos fiéis defuntos.
Por determinação do arcebispo dom Antônio Fernando Saburido, compõem a Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades os seguintes membros:
Presidente: Pe. Paulo Dutra de Morais Barboza
Vice-Presidente: Diácono Antão Marcelo Leão de Athayde Cavalcanti
Membro: Padre Francisco Caetano Pereira
Membro: Díacono Mivacyr Meira Lima
Membro: Drº Diógenes Teófilo de Jesus
Gerente Geral das Irmandades:
Paulo Fernando Bernardo da Silva – e-mail: paulobernardo@irmandade.org.br
Gerente Administrativa Financeira Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades:
Sonia Maria da Silva Ribeiro
e-mail: soniaribeiro@irmandade.org.br
Endereço:
Av. Rui Barbosa ,409 CEP 52011-040, Graças, Recife – PE, Telefone: 3241-5110 (de segunda a sexta, das 08 às 12h e das 13 às 17h)
Telefone: (81) 9.9876-3344 / 9.9867-0039 / 9.9867-0074 / 3241-5110 / 3241-9663 / 3205-5203
E-mail do ossuário: ossuario@irmandade.org.br
Lembramos que os ossuários e jazigos que não constarem na listagem abaixo, devem estar vinculados às paróquias e igrejas/capelas, devendo os titulares interessados procurar entrar em contato com a administração de cada uma delas.
Confira a lista de Confrarias e Irmandades que estão sob intervenção da Arquidiocese de Olinda e Recife e que possuem ossuários/jazigos:
GERÊNCIA DAS IRMANDADES (12 ossuários/jazigos)
- Irmandade das Almas do Recife (Ossuário da Capela São Miguel)
- Confraria São José D´Agonia (Ossuários da Confraria no interior da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, Recife)
- Irmandade de São Pedro dos Clérigos (Ossuário na Igreja de São Pedro dos Clérigos)
- Confraria da Santíssima Trindade (Ossuário na Capela da Santíssima Trindade)
- Venerável Irmandade do Divino Espírito Santo do Recife (Ossuário da Venerável Irmandade do Divino Espírito Santo do Recife, na Igreja de mesmo nome, administrada pela Comunidade Obra de Maria)
- Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio (Ossuário na Igreja do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio)
- Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Militares (Ossuário na Igreja Conceição dos Militares – Igreja interditada para restauro)
- Confraria de Sant´Ana (Ossuário na Igreja de Santa Cruz)
- Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Soledade (Ossuário na Igreja de Nossa Senhora do Livramento)
- Confraria de Nossa Senhora do Amparo, Olinda (Ossuário na Igreja de Nossa Senhora do Amparo)
- Irmandade do Senhor Bom Jesus do Bomfim (Ossuário na Igreja do Senhor Bom Jesus do Bomfim)
- Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda (Ossuário na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda).