A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove hoje, 27, e amanhã, 28, a Jornada Catequética. Em parceria com a PUC-Rio e a Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), o evento pelas redes sociais vai abordar o tema “Pode a Palavra se fazer digital? Desafios e oportunidades para a catequese”.

O objetivo é refletir sobre o papel da evangelização e da catequese na cultura digital, promovendo o diálogo entre as instituições que promovem a jornada – a SBCat, a CNBB, (por meio da Comissão Bíblico-Catequética) e a PUC-Rio – com os catequistas.

O evento terá participação do arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo; do bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e membro da comissão, dom Armando Bucciol; e do assessor, padre Jânison de Sá Santos.

Vão ajudar a aprofundar a temática especialistas e estudiosos nas áreas da comunicação e da catequese, como o professor Moisés Sbardelotto; a irmã Zuleica Silvano, assessora do Serviço de Animação Bíblica das Paulinas; o irmão Israel Jose Nery, FSC, que é membro do Grupo de Reflexão Bíblico–Catequética (GREBICAT); e o padre Abimar Moraes, da PUC-Rio, entre outros nomes. 

Acompanhe a transmissão a partir das 20h, nos canais da CNBB, da Edições CNBB e Catequese do Brasil.

Fonte: CNBB

DNJ 2021: Dioceses celebram o Dia Nacional da Juventude com o lema “Que sejam um”! (Jo 17,21)

As celebrações do Dia Nacional da Juventude (DNJ) voltaram a acontecer presencialmente em todo o Brasil neste ano. Com várias recomendações para a prevenção de contágio e formatos híbridos, presencialmente com limites de vagas e transmissões pelas redes sociais, os jovens voltaram às Igrejas para celebrar a data a eles dedicada. Neste ano, o lema proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi “Que sejam um!” (Jo 17,21).

“O lema é um convite à unidade, para que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida. A vida é um dom precioso, e nesse tempo de pandemia que estamos vivendo os jovens são chamados a serem guardiões da vida”, explica a Comissão para a Juventude

Em várias partes do país, especialmente nas paróquias, foram promovidas atividades de estudo, oração, devoção, louvor e diversão para as juventudes. Celebrado tradicionalmente no último final de semana de outubro, o DNJ pode ser adaptado à realidade diocesana. Assim, muitas iniciativas devem ser realizadas ainda nos próximos dias, quando há vários eventos programados em todo o Brasil.

Confira alguns exemplos de atividades realizadas em nível diocesano:

Paraná

Na diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), a celebração do DNJ foi no último domingo, 24, na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão. O ponto central do encontro foi a celebração da Santa Missa presidida pelo assessor da Juventude na diocese, padre Marcos Tonial, concelebrada pelos padres Deucir Poletti, Vagner Raitz e Judinei Vanzeto.

São Paulo

Na diocese de Bragança Paulista as atividades do DNJ ocorreram no sábado, 23, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, em Mairiporã (SP). O evento teve início com a missa presidida pelo bispo diocesano, dom Sérgio Aparecido Colombo, que recordou também o Dia Mundial das Missões: “Queremos falar com a nossa vida, com nossa alegria, com nosso entusiasmo e, sobretudo, pelo nosso testemunho daquilo que ouvimos e experimentamos: Jesus Cristo”.

Em Itapetininga (SP), o Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi realizado na Casa de Retiros Betânia e reuniu cerca de 500 jovens de toda a diocese. Durante todo o encontro os jovens vivenciaram momentos de música, louvor, oração, pregação e Adoração ao Santíssimo Sacramento. As palestras foram ministradas pelos irmãos da Comunidade “Fraternidade o Caminho”. O bispo diocesano, dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, presidiu a missa concelebrada pelo pároco da Paróquia São Roque, padre Marco Antônio Custódio, além de diáconos e seminaristas presentes.

Foto: Alessandro Martins Rodrigues/reprodução Facebook

Também a diocese de Bauru celebrou o DNJ com missa celebrada pelo bispo diocesano, dom Rubens Servilha. As atividades foram realizadas na catedral do Divino Espírito Santo.

Bahia

Na Bahia, a diocese de Teixeira de Freitas – Caravelas organizou a programação em nível paroquial, no dia 24 de outubro. O bispo diocesano, dom Jailton de Oliveira Lino, motivou a participação da juventude nas atividades: “Que todos os jovens vivam a alegria do Cristo Ressuscitado e possam viver essa unidade na Igreja, na Evangelização, na vivência da Palavra, ajudando nossa Igreja a ter esse rosto jovem, a viver grandes ideais, a buscar esses grandes ideais e a levar com entusiasmo esse Cristo Jovem a todas as pessoas”.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o bispo da diocese de São João del Rei e referencial da Juventude no Regional Leste 2, dom José Eudes Campos do Nascimento, gravou um vídeo para motivar os jovens à participação no DNJ. Ele destacou que o Dia Nacional da Juventude é uma iniciativa da Igreja “não como um mero evento para unir os jovens, mas sim um momento de partilha e aprofundamento da vivência de fé, e de firmarmos o seguimento em Cristo Jesus”. A partir do tema “Que sejam um!” (Jo 17,21), dom José Eudes motivou a “unidos buscamos levar a todos os homens e mulheres as mensagens do amor, de fé e de esperança”.

Algumas atividades foram registradas nas Igrejas particulares do estado:

A programação do DNJ na Forania Santa Luzia, da arquidiocese de Juiz de Fora (MG), teve início ainda antes do domingo, 24, e segue até o dia 7 de novembro. Os jovens estiveram reunidos em encontros preparatórios e conectaram-se num encontro online, na tarde de domingo, através do Instagram no Movimento JUDAC (Jovens Unidos Descobrindo o Amor de Cristo). A programação especial se estende até o dia 7 de novembro, quando acontecerá uma celebração no Morro do Cristo com bênção para as juventudes, às 15h.

Foto: Rensc/reprodução Facebook

Na arquidiocese de Belo Horizonte, jovens da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) encerraram as celebrações com a missa presidida pelo bispo auxiliar dom Júlio César e concelebrada pelo padre Fernando Fagundes, assessor eclesiástico da Juventude Rensc e pelo padre Roberto Rubens, vigário forâneo da Forania Nossa Senhora da Paz. Dom Júlio deixou a seguinte mensagem para os 200 jovens presentes: “Coragem! Levanta! Segue-me! Não tenhais medo de atender o convite, de atender o chamado! Coragem! Maravilhas fez o Senhor! Jovens, seja um discípulo de Jesus”. Também as outras regiões episcopais celebram o Dia Nacional da Juventude com programações até o dia 14 de novembro.

Na arquidiocese de Pouso Alegre, o arcebispo, dom Luiz Majella Delgado, celebrou a missa com jovens na Igreja Mãe Rainha, paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Cambuí (MG). padre Robson, vigário paroquial, assessorou o encontro, atendendo confissões, realizando palestra e concelebrando a missa com o arcebispo.

Fonte: CNBB