O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, retomou uma agenda criada por seu antecessor, dom Fernando Saburido: neste sábado (6 de julho), ele falou a representantes das diversas expressões jovens da Arquidiocese no evento conhecido como “Catequese com o Bispo”.

Promovida pela Comissão das Juventudes da Arquidiocese, a Catequese com o Bispo começou com muita música, dança e também com oração. Reunidos no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, no Recife, os jovens receberam dom Paulo que falou sobre o tema “Juventudes a caminho da Sinodalidade”. A explanação, com base bíblica, foi ouvida atentamente pelos jovens participantes, que acompanharam os textos da Sagrada Escritura.

Por dois momentos, organizou-se uma fila para fazer perguntas ao arcebispo. “Uma pergunta que achei muito importante foi sobre a crise da transmissão da fé”, disse o arcebispo. “Como o jovem pode colaborar também por meio da missionariedade digital; como o jovem pode colaborar para que, mais e mais, outros jovens, adultos e crianças possam fazer o processo de iniciação à vida cristã, possam fazer uma experiência de encontro pessoal com Cristo, possam de fato fazer um momento de conversão e de adesão radical a Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador?”. Dom Paulo respondeu com propriedade, firmando os jovens no compromisso e na missão e abençoou os símbolos que vão ser levados a vicariatos, paróquias, hospitais, escolas e santuários da Arquidiocese neste Jubileu da Esperança: uma cruz de madeira e um quadro de Nossa Senhora da Esperança.

Para a estudante Letícia Lins, de 15 anos, que participa do grupo jovem da Paróquia Cristo Redentor, do Jordão, o encontro foi muito bom. “Eu participo de grupo jovem porque é uma maneira diferente de eu me aproximar mais de Cristo, de ter mais intimidade com Deus”, explica. “Gosto muito de vir para a igreja, gosto muito do grupo porque é uma maneira animada de ter gente de nossa idade criando várias formas de evangelizar, de trazer mais os jovens pra Igreja porque, infelizmente, a juventude de hoje em dia parece estar meio perdida”.

A Catequese com o Bispo encerrou com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo padre Ivanildo Arruda, responsável pela animação da Comissão das Juventudes da Arquidiocese. O arcebispo participou da adoração e, no final, atendeu aos pedidos de fotografia com os jovens. “Foi realmente um momento especial e o coração da gente, de pastor, sai daqui revigorado, cheio da alegria dos jovens, e percebendo também o entusiasmo de tantos deles que, efetivamente, participam de modo muito belo do processo de evangelização”, concluiu o arcebispo.

Pascom AOR