Cerca de mil fiéis participaram, na noite desta quinta-feira (19/07), da solenidade de celebração eucarística da dedicação do altar e da igreja matriz de Nossa Senhora da Apresentação da Escada, no município de Escada, mata sul de Pernambuco. A igreja foi, um dia, uma pequena capela, construída no final século XVI, e ao longo dos anos passou por transformações, virando igreja matriz em 1786, e sofrendo grande reforma em 1874. Há pouco tempo, precisou readequar o presbitério: piso, altar e ambão novos compõem o conjunto, proporcionando aos fiéis um ambiente propício ao louvor, à oração e ao encontro com Deus.
A solenidade de dedicação foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo pároco e vigário episcopal do Cabo, monsenhor Josivaldo Bezerra; pelo vigário geral da Arquidiocese, monsenhor Luciano Brito; pelo antigo pároco, padre José Valdir Bezerra, e de outros padres do Vicariato.
Os ritos, cheios de significados, tiveram participação dos fiéis que colaboraram para a readequação do altar. Emocionados, eles entregaram a dom Fernando as relíquias de Santa Bernadete e de Santa Teresinha do Menino Jesus para serem depositadas no altar; o incenso que foi usado na purificação do altar; o óleo que o arcebispo derramou para ungir o altar e as paredes da igreja; as toalhas que cobriram o altar; as flores, velas e cruz que prepararam a mesa santa para a comunhão.
“Uma celebração memorável, que marca a história da Paróquia e dos que a fazem com amor e dedicação”, disse o arcebispo aos fiéis. “Saibam que, a partir de hoje, o dia 18 de julho deve ser celebrado todos os anos, solenemente, como a data da dedicação do altar e da igreja, reunindo o povo de Escada neste dia especial”, afirmou.
O prefeito Lucrécio Gomes e a primeira-dama Edilene participaram da celebração em meio aos fiéis da comunidade. Eles foram mencionados nos discursos de agradecimento, inclusive, pela colaboração nas obras e pela doação do terreno onde vai ser construída mais uma capela na Paróquia.
Foi a primeira vez que, em 28 anos de sacerdócio, o monsenhor Josivaldo Bezerra participou como pároco de uma celebração deste tipo. “Fui convidado a celebrações em outras paróquias, mas viver este momento como pároco da igreja, junto dos paroquianos, é muito especial”, disse. “Que Deus abençoe a cada um que colaborou com a obra, sabendo que a matriz está de portas abertas para todos os escadenses”, completou.
Pascom AOR