Na manhã desta sexta-feira (16), a matriz de São José, no bairro de mesmo nome, no Recife, estava lotada de fiéis para um momento histórico: a celebração de uma missa após 12 anos fechada por conta de problemas estruturais. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a celebração eucarística e confessou estar emocionado em ver os fiéis na igreja depois de tanto tempo. O pároco, padre José Augusto, não pode participar pois estava doente, preparando-se para passar por uma cirurgia de hérnia de hiato. O povo rezou pelo pároco, que tanto cobrou ajuda a autoridades e empresários para a recuperação deste importante equipamento religioso da cidade.
Em sua homilia, dom Fernando revelou que morou no primeiro andar da igreja quando era seminarista, nos idos de 1967 e 1968. Estudou ali com outros colegas de seminário até que a formação fosse transferida para o bairro do Cabanga. “Depois de arcebispo, vim aqui algumas vezes para acompanhar o andamento das obras, para cobrar agilidade, para partilhar com o padre José Augusto cada fase, cada conquista que nos fez chegar aqui hoje, com a igreja pronta para receber os fiéis”, disse. “Sem dúvida nenhuma, hoje é um dia de muita emoção para todos nós e para tantas pessoas que frequentavam essa igreja – uma alegria que se une a outra que tivemos esta semana, pois recebemos a chave da igreja de São Pedro dos Clérigos, uma das mais bonitas do Recife, que fica no Pátio de São Pedro e que é concatedral da Arquidiocese”.

A empresa Moura Dubeux faz parte do Consórcio Novo Recife, responsável pelas obras de restauração que sanaram os problemas de rachaduras e infiltrações na igreja construída no século 19. Fachada, teto, telhado, sacristia e retábulo da matriz foram recuperados. “São José é padroeiro de nossa família, todos temos José no nome, por isso essa igreja tem um significado muito forte para nós”, revelou Marcos Dubeux. “A verba nossa é limitada porque somos uma igreja com governança e rigor, mas continuaremos trabalhando para que a matriz de São José, até março, fique tão bonita quanto a São Pedro dos Clérigos e a igreja (Nossa Senhora da Conceição dos Militares) da Rua Nova”.
Dentre os fiéis católicos que estavam na celebração, o prefeito do Recife era um dos destaques. “São José é o padroeiro das famílias e eu tenho um irmão chamado José. Poder participar dessa missa na igreja de São José mostra o compromisso que temos que ter com o patrimônio cultural, religioso e histórico da cidade, na certeza de que a Igreja vai poder fazer o acolhimento aos fiéis com segurança e conforto”, disse.

O cirurgião Gustavo Carvalho batizou os dois filhos, Maria Eduarda e Manoel, há 20 e 18 anos, na matriz de São José. “É uma igreja que tem um significado muito grande pra mim, pois era frequentada por minha mãe e minha avó, que são do bairro de São José, então a alegria em participar dessa missa com dom Fernando hoje, nesse dia histórico, foi enorme”, afirmou.
A partir de agora, a matriz de São José receberá os fiéis para celebrações aos domingos, às 10 horas da manhã. A inauguração oficial da igreja, com a reforma completa, está marcada para 19 de março, na festa do padroeiro.
Pascom AOR














