Esta palavra do profeta Isaías (Is.1,17) é o tema da Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos, a ser celebrada de 22 a 28 de maio, na semana anterior a Pentecostes. De fato, há mais de cem anos, o papa Leão XIII propôs que, anualmente, os dias entre a festa da Ascensão e Pentecostes fossem consagrados à oração pela Unidade das Igrejas.

Conforme o evangelho proclamado nestes dias (João 17), para que as pessoas creiam em Jesus é fundamental que sejam unidas. As Igrejas podem ser diversas e cada uma ter o seu rosto próprio, mas na comunhão da mesma fé e da mesma missão, deem testemunho do reino de Deus. Por isso, o ecumenismo, ou seja, o caminho para a unidade, é essencial à nossa missão e à nossa pastoral. Como a unidade é, antes de tudo, dom de Deus, na base da busca do diálogo e da nossa abertura a outras Igrejas e comunidades, precisamos orar nessa intenção. Por isso, a Semana de Orações pela Unidade é tão importante. Nenhuma paróquia ou comunidade deveria ignorá-la, ou considerá-la como algo secundário.  

No Brasil, a comemoração desta semana é coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e neste ano, os subsídios para as celebrações foram preparados por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota, região do Centro-oeste dos Estados Unidos, caracterizada historicamente pela profunda disparidade racial e por várias manifestações de racismo contra comunidades indígenas e grupos negros. No Brasil, embora o racismo seja mais disfarçado e se expresse sob a cobertura das imensas desigualdades sociais, ele é responsável por muitas injustiças sociais. A unidade das Igrejas cristãs não pode se construir sem reparar esse grave pecado. Neste ano, somos chamados a orar e trabalhar pela unidade das Igrejas, ao mesmo tempo que meditamos e expressamos contra o racismo a profecia da igualdade e da dignidade de todos os filhos e filhas de Deus. Recordamos que todos os materiais da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) estão disponíveis no site do CONIC.

Em nossa arquidiocese, estaremos realizando uma celebração ecumênica, na Igreja das Fronteiras, às 18 horas do dia 24 de maio, com a presença de pastores de outras igrejas e comunidades cristãs. Proponho que iniciativa semelhante aconteça em todas as dioceses do nosso Regional Nordeste 2 da CNBB. Que em todas as paróquias e capelas, da Festa da Ascensão ao Domingo de Pentecostes, nas missas, se faça menção e se coloque a intenção da unidade dos cristãos.  Em uma das noites, pode-se fazer uma oração especial pela unidade. Para isso, os irmãos e irmãs que desejarem, podem pedir assessoria à Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do nosso regional (Pe Fábio Potiguar- secretário – fone: (81) 99881.4343). 

De qualquer modo, unamo-nos na oração que, o Pontifício Conselho pela Unidade dos Cristãos, em Roma, e o Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra, propõem para estes dias, como oração pela Unidade: “Deus, justo e compassivo, sopra em nós o Espírito da justiça e da consolação, para que nossos laços sejam fortalecidos para viver em comunhão contigo e com as pessoas. Guia-nos com mão forte e amorosa pelos caminhos da vida. Que da tua companhia amiga, aprendamos a fazer o bem e a buscar relações justas e pacíficas. Envolva-nos com tua graça para que tenhamos coragem para vencer as barreiras e a violência do racismo, dos preconceitos e dos pecados que geram divisões. Dá-nos a tua ternura para que o nosso coração esteja aberto a acolher a beleza da diversidade de tua criação. Anima-nos para o encontro com as diferentes culturas, tradições religiosas, etnias, línguas e cores. Deus de amor e misericórdia, sopra em nós a vida que vence a morte. Ajuda-nos a ver nas outras pessoas a tua face, para vencermos o racismo e os preconceitos. Dá-nos a tua paz, hoje e sempre. Amém”.

Dom Antônio Fernando Saburido, OSB
Arcebispo de Olinda e Recife,
bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – CNBB Reg.NE2.

Nota da Redação:
A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, coordenada pelo padre Fábio Santos, celebra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no dia 24 de maio, às 18 horas, na Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista. O momento de reflexão e confraternização contará com a participação de líderes e representantes das diversas igrejas cristãs sediadas na Região Metropolitana do Recife.