No próximo dia 25 de agosto, às 9 horas da manhã, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, irá presidir missa na Catedral Metropolitana, em Olinda, durante a qual serão lembrados os 25 anos da páscoa definitiva de dom Helder Camara. A missa em ação de graças vai reunir membros do Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), autoridades, movimentos e pastorais da Arquidiocese e outros fiéis admiradores do arcebispo que esteve à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife de 1964 a 1985, e que faleceu em 1999, aos 90 anos, no Recife. A Rádio Olinda FM 105,3 vai transmitir a missa ao vivo.

O pastoreio de dom Helder destacou-se pela defesa dos mais pobres e por sua luta pelos direitos humanos. Em maio de 2015, coordenado pelo religioso capuchino frei Jociel Gomes, foi aberto um processo de Beatificação e Canonização, que teve a fase diocesana concluída e está no Vaticano, seguindo os trâmites legais para novos encaminhamentos. Para a religiosa vicentina Ir. Wanda Araújo, que conviveu anos com dom Helder e contribuiu para a elaboração do processo de beatificação, dom Helder ensinou e ainda ensina muita gente – a tratar as pessoas com delicadeza, sobretudo as mais pobres; a defender os direitos humanos; a ter uma relação profunda com a Eucaristia. “Ele dizia que seu dia inteiro era uma ‘santa missa’: ou ele estava se preparando, ou estava no altar celebrando ou em ação de graças”, concluiu.

É na catedral metropolitana do Santíssimo Salvador, em Olinda, onde está o túmulo de dom Helder Câmara, muito visitado por turistas e fiéis católicos. No domingo, 25 de agosto, diante do túmulo, os fiéis rezarão a oração pela beatificação de dom Helder (ver abaixo).

A missa pelos 25 anos de dom Helder na Casa do Pai reforça a memória de um pastor pequeno no tamanho, mas que realizou um governo marcante na história da Arquidiocese de Olinda e Recife. “Do mesmo jeito que celebramos a chegada de uma criança, seu nascimento e aniversários, devemos marcar também os anos de vida na Casa do Pai. Como dizia dom Helder, ‘chega o momento em que nós mudamos de endereço’, deixando a vida na terra e continuando a vida no céu”, disse Ir. Wanda. “O encontro com Deus é a coroação da vida que se tem na terra”.

Pascom AOR

Serviço:
Missa em Ação de Graças
25 anos de dom Helder na Casa do Pai
Dia 25 de agosto, às 9 horas da manhã
Na Catedral do Santíssimo Salvador
Alto da Sé, Olinda